Saiba mais sobre a estabilidade no emprego

Ela acontece quando o profissional tem direito a permanecer no emprego, mesmo contra a vontade do próprio empregador, explica consultor do Cenofisco

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Existem algumas situações em que o profissional tem o direito de permanecer no emprego, mesmo contra a vontade do empregador, o que é chamado de estabilidade do emprego. Você sabe em que situações ela acontece?

“O empregado com direito à estabilidade não poder ser dispensado sem justa causa pelo empregador”, explicou o advogado e consultor das áreas Trabalhista e Previdenciária do Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal), Márcio José Mocelin, que ainda disse que a prática de justa causa pelo empregado e o seu pedido de demissão acarretam a perda do direito à estabilidade.

De acordo com ele, a estabilidade pode decorrer da lei ou ainda de uma previsão no documento coletivo da categoria do profissional. “O direito à estabilidade para o empregado também deve ser observado, se garantido mediante cláusula contida no documento coletivo da categoria, nas condições por eles estabelecidas”.

Continua depois da publicidade

Condições
Confira abaixo quais as condições em que o profissional tem direito à estabilidade: