Saiba mais sobre a estabilidade no emprego

Ela acontece quando o profissional tem direito a permanecer no emprego, mesmo contra a vontade do próprio empregador, explica consultor do Cenofisco

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Existem algumas situações em que o profissional tem o direito de permanecer no emprego, mesmo contra a vontade do empregador, o que é chamado de estabilidade do emprego. Você sabe em que situações ela acontece?

“O empregado com direito à estabilidade não poder ser dispensado sem justa causa pelo empregador”, explicou o advogado e consultor das áreas Trabalhista e Previdenciária do Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal), Márcio José Mocelin, que ainda disse que a prática de justa causa pelo empregado e o seu pedido de demissão acarretam a perda do direito à estabilidade.

De acordo com ele, a estabilidade pode decorrer da lei ou ainda de uma previsão no documento coletivo da categoria do profissional. “O direito à estabilidade para o empregado também deve ser observado, se garantido mediante cláusula contida no documento coletivo da categoria, nas condições por eles estabelecidas”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Condições
Confira abaixo quais as condições em que o profissional tem direito à estabilidade: