experiências

Saiba como viagens podem melhorar o seu currículo

Quando você decidir que irá viajar, é importante que você analise bem para qual país você irá

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Trabalhar ou estudar fora do país são coisas que naturalmente já melhoram o seu currículo. Porém, existem aspectos que podem fazer com que o currículo brilhe no meio de todos os outros. A seguir, descubra como usar a sua viagem como um grande fator diferencial:

1 – Escolha o seu destino com cuidado 
Quando você decidir que irá viajar, é importante que você analise bem para qual país você irá. Escolha uma país que você acredita que irá te fornecer as melhores experiências e fazer a diferença na sua carreira.

2 – Tenha um objetivo
Saiba muito bem quais são os seus objetivos antes de definir o seu caminho. Dessa forma, será mais fácil saber o que fazer no país, como aproveitar melhor a sua viagem, quais aspectos estudar, etc.

PUBLICIDADE

3 – Faça a sua parte
A partir do momento que você já sabe os seus objetivos e o seu destino, é essencial que você faça a sua parte – as oportunidades, muitas vezes, não aparecem de forma muito clara e você precisa prestar atenção nelas. Explore as opções únicas que aquele país pode te oferecer e entre de cabeça nelas.

4 – Trabalhe
Trabalhar em outro país é um tiro certeiro para conseguir histórias únicas. Além de fazer uma imersão completa em outra cultura, a experiência que você irá adquirir nesse emprego pode ajudar a sua carreira no futuro. Se você realmente se interessa em trabalhar em outro país, pesquise como funciona o visto de trabalho.

5 – Faça trabalhos voluntários
Trabalhos voluntários já são um bom diferencial para qualquer currículo – imagine você ser voluntário em outro país? Além de você estar ajudando pessoas, você entrará em contato com os problemas reais do país, irá aprimorar o idioma e conhecer diversas histórias.

6 – Network
O network é essencial em qualquer ambiente, mas você pode investir mais ainda nele quando estiver viajando para outro país. Conheça pessoas, crie amizades, entre em contato e, caso possível, tente falar com especialistas locais da sua área de estudo.

7 – Aprenda o idioma
Aproveite o fato que você está em outro país para aprender o idioma. Mesmo que você tenha contato com pessoas que falam a sua língua, converse com a população local. Desafie a si mesmo a aprender o idioma – afinal, qual é a melhor forma de aprender uma nova língua a não ser com os próprios falantes nativos?

8 – Esteja preparado para o inesperado
Tenha um tempo disponível para conhecer o local além de ir aos seus próprios compromissos. Durante o seu tempo livre, aproveite para visitar os lugares históricos, restaurantes, bares e outros ambientes em que você possa encarar novas experiências. Entretanto, esse tempo a mais também é importante para que você consiga resolver possíveis problemas que possam surgir.

PUBLICIDADE

9 – Organize o seu currículo
Ao invés de colocar várias linhas explicando a sua viagem, ou só escrever o destino e o tempo que você ficou, encontre um meio termo para explicar como foi a viagem no seu currículo. Se você tiver ido só para estudar, por exemplo, é essencial que você coloque a instituição e que curso você realizou. Se você trabalhou no país, deixe claro qual era a empresa e qual foi a duração do seu emprego.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.