dicas

Saiba como treinar o seu substituto no ambiente de trabalho

Antes de começar a treinar a pessoa é importante que você saiba quais são exatamente as suas funções

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Depois de algum tempo na mesma empresa, realizando as mesmas tarefas, você decidiu buscar por novas oportunidades. Entretanto, antes de sair da empresa, é importante que você treine uma pessoa para que ela seja a sua substituta. Veja 5 dicas simples para passar todas as informações importantes para alguém, antes de você sair de vez:

1 – Entenda as suas tarefas

Antes de começar a treinar a pessoa é importante que você saiba quais são exatamente as suas funções. Com certeza, existem algumas tarefas que você realiza que não são estritamente da sua responsabilidade e, portanto, você não deve passá-las como se fossem do seu cargo. Ensine exatamente quais são as funções principais do seu cargo e concentre-se nelas.

PUBLICIDADE

2 – Seja paciente

Dependendo da quantidade de tempo que você estiver no mesmo cargo, pode ser que você sinta muita facilidade nas suas tarefas e não consiga passá-las de forma didática para outras pessoas. É importante que você tenha paciência e explicar todos os passos de cada procedimento, sem pular nada importante. Afinal, para o seu substituto, todas essas informações são novas e ele precisa de um tempo para absorvê-las.

3 – Estejam na mesma página

É importante que você preste atenção à evolução do seu substituto. Veja quais tarefas ele já domina e comece a passar novos desafios para ele. Escreva, em um bloquinho, quais informações ele já tem e o controle será muito mais fácil e eficiente.

4 – Dê feedbacks

Além de analisar o avanço da pessoa e ser paciente, é crucial que você mesmo dê feedbacks. Daqui um tempo você não estará mais na empresa, mas é importante que você, o profissional que esteve no cargo, diga quais são os erros e acertos. Seja honesto sobre a sua opinão e fale que você estará disponível para tirar dúvidas até o último dia.

PUBLICIDADE

Veja mais matérias de Carreira no Universia.