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SÃO PAULO – Entre todas as ações que o profissional deve realizar antes de sair do emprego, está a despedida dos colegas. É comum ele ter dúvida sobre qual é a maneira mais correta de fazer isso.
A gerente de Planejamento de Carreira da Ricardo Xavier, Melina Graf, explica que os profissionais que estão em processo de transição para outra empresa devem conter a ansiedade e a alegria. “Nós somos de uma cultura muito emocional. Neste momento, é importante conter a emoção e manter a postura”, diz.
A especialista aconselha que o profissional não comente com outras pessoas sobre as atitudes do chefe, dos colegas e mesmo da empresa. Por isso, nada de dizer em bom e alto som que está indo para um emprego melhor.
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Por e-mail ou pessoalmente?
Sobre a forma da despedida, é indicado que o profissional se despeça pessoalmente dos colegas com os quais trabalhou diretamente, além do líder. “Isso não é uma regra. Tudo depende do relacionamento do profissional”, afirma Melina.
Já com colegas de outros departamentos, é indicado encaminhar um e-mail. A especialista declara que o conteúdo do e-mail deve ser educado e simples, dizendo que recebeu uma nova oportunidade no mercado. É indicado deixar o e-mail particular para contato.
Caso de demissão
A mesma postura serve para profissionais que foram demitidos. Apesar de muitos ficarem sensibilizados, é importante lembrar que a despedida não é um desabafo. “A pessoa deve deixar o drama de lado e manter a postura, isso inclui também se despedir do gestor”, explica Melina.
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A especialista alerta que essa despedida é uma maneira de agradecer e manter o networking. “A gente nunca sabe em que lugares nossos colegas estarão trabalhando no futuro. O profissional deve sempre manter as portas abertas”, finaliza.