Saiba como o profissional pode aproveitar melhor feiras e exposições

Quando visitam feiras, pessoas querem saber como está o mercado ou estão interessadas em assuntos específicos

SÃO PAULO – Existe pelo menos uma feira ou exposição para cada setor. Para os profissionais, é importante participar delas para conhecer e se atualizar sobre novidades e tendências.

Como as feiras e exposições são em ambientes muito amplos e têm a participação de muitas empresas expositoras, o profissional deve se organizar para aproveitar melhor.

A gerente da V2 Recursos Humanos, Andréa Kuzuyama, explica que é indicado que o profissional acesse a página na internet do evento e anote os estandes e palestras que gostaria de visitar ou assistir.

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“O profissional deve fazer um planejamento antes da feira. Ele deve consultar a agenda do evento e anotar os dias e horários das atividades que interessar”, afirma.

Meta
O profissional também tem de definir o objetivo da visitação. De acordo com a especialista, geralmente as pessoas vão para saber como está o mercado ou estão interessadas em assuntos específicos.

Ter definido a meta ajuda a pessoa a estipular o tempo de permanência no local da feira. “Ao ter sua meta estabelecida, a pessoa otimiza tempo”, diz Andréa.

Networking
A feira é um dos lugares mais indicados para o profissional fazer networking. A gerente explica que as pessoas presentes no local têm interesses em comum, o que facilita os contatos.

“É muito propício fazer networking em feiras. As pessoas devem aproveitar todas as oportunidades. O contato pode ser realizado depois de uma palestra, na hora do almoço ou do café”, declara.

Vale lembrar que o networking deve ser feito utilizando o bom senso, por isso as trocas de cartões ou os comentários não devem ser feitos no momento de uma palestra ou exposição. “O profissional também não pode se promover ou vender seus serviços durante o networking”, diz Andréa.

Se o profissional se interessou pelo conteúdo de uma apresentação ou se ficou com alguma dúvida, é aconselhável conversar com o palestrante ou até mesmo mandar um e-mail com os questionamentos ou comentários.

Depois do evento
Após o evento, o profissional não deve engavetar os contatos e o material recebido. “Se fizer isso, a visitação da feira perde todo o sentido”, afirma a especialista.

Neste momento, a pessoa deve fazer contatos por e-mail ou telefone com as empresas que a interessaram para pedir orçamentos, visitas, entre outros. É indicado também comentar com os colegas sobre as novidades do setor.