Na entrevista de emprego

Saiba como não deixar sua personalidade chamar mais atenção que as qualificações

Pessoas extrovertidas podem ser ótimas companhias. Entretanto, no ambiente de trabalho é necessário manter uma postura profissional

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Pessoas extrovertidas podem ser ótimas companhias. Entretanto, no ambiente de trabalho é necessário manter uma postura profissional para que a personalidade não chame mais atenção do que as qualificações e habilidades técnicas. Em uma entrevista de emprego a situação é ainda mais delicada, já que o candidato tem apenas alguns minutos para deixar a impressão certa para o entrevistador.

Se você é uma pessoa extrovertida e tem dificuldades para saber a hora certa de falar ou ouvir, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo. Confira a seguir:

1 – Quando é melhor ficar quieto: economizar nas palavras durante a entrevista de emprego pode trazer diversos benefícios. Entre eles está o fato de que dessa forma você tem mais tempo para conhecer melhor o recrutador e perceber, por meio de suas palavras, aquilo que ele mais valoriza e procura identificar. Falar menos também evita que você acabe dominando a conversa de maneira negativa ou fale alguma bobagem.

Aprenda a investir na bolsa

2 – Pergunte ao invés de responder: coloque o seu filtro mental em um nível muito exigente, ou seja, procure falar apenas aquilo que o recrutador pergunta, sem fazer discursos ou grandes explicações. Tomar o controle da conversa é uma péssima ideia, pois você estará invadindo um espaço que é do entrevistador.

3 – Relaxe: muitas pessoas soltam o verbo quando ficam nervosas e perdem o controle daquilo que falam, sem pensar antes de dizê-lo. Para evitar esse erro, tente relaxar e controlar a ansiedade para que esses sentimentos não tomem o lugar daquilo que você realmente precisa mostrar, ou seja, sua competência para preencher a vaga oferecida pela empresa.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.