foco

Saiba como mudar de cargo sem sair da empresa

Por mais insatisfeito que você esteja com o seu cargo, é essencial que você saiba quais são os seus objetivos

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Depois de algum tempo na mesma função, você acredita que chegou a hora de assumir novos desafios. Entretanto, a empresa em que você trabalha é boa e você gostaria de continuar no mesmo lugar. E agora? Confira 6 dicas para mudar de cargo sem sair da empresa

1 – Entenda o que você quer

Por mais insatisfeito que você esteja com o seu cargo, é essencial que você saiba quais são os seus objetivos. Não adianta ter mil sonhos se você não tem um plano. Portanto, antes de tomar qualquer decisão, sente e analise quais são as suas metas profissionais e como você pode atingi-las.

Aprenda a investir na bolsa

2 – Pesquise

Assim que você tiver decidido qual é o seu trabalho dos sonhos, veja se a empresa em que você está pode oferecê-lo. Procure em qual departamento essa vaga está e se é possível pedir transferência.

3 – Especialize-se

Se você estuda jornalismo e trabalha na redação, por exemplo, e deseja ir para a área de assessoria de imprensa, faça cursos e frequente palestras sobre a área. Demonstre que você tem vontade de mudar a sua carreira, pois, dessa forma, as suas chances vão aumentar.

4 – Converse

Para entender melhor a área, converse com as pessoas que já estão nela. Dê uma passada no setor e fale com o gestor, comente as suas aspirações e pergunte qual seria a melhor forma para trabalhar com eles. Eles podem dar conselhos valiosos para você.

PUBLICIDADE

5 – Seja honesto

Caso descubra que é possível mudar de área, seja honesto com o seu chefe. Fale que o seu trabalho atual não está satisfazendo as suas expectativas e que você deseja tentar algo novo. Explique qual é o funcionamento da vaga para qual você quer mudar e pergunte se ele não pode ajudá-lo a conseguir uma transferência. Comente como você gosta de empresa e pretende continuar nela, porém em outra função. 

6 – Venda a sua imagem

É importante que você mostre para a empresa como você será um melhor funcionário em outra função do que naquela em que você está. Venda as suas qualidades, a sua força de vontade e todo o conhecimento que você pode compartilhar com os outros. Aponte que você pode desenvolver a sua carreira na vaga e, assim, se tornar um funcionário melhor.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.