educação

Saiba como melhorar a comunicação nos cursos online

É importante que tanto o professor quanto o aluno consigam se ver como duas pessoas, e não somente como mais um número no curso

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Apesar dos cursos online serem cada vez mais procurados, muitos alunos e professores afirmam que um dos problemas mais recorrentes nesse tipo de aprendizado é a falha na comunicação. Por isso, conheça 10 dicas simples, mas poderosas, que podem ajudá-lo a resolver essa questão:

1 – Identificação

É importante que tanto o professor quanto o aluno consigam se ver como duas pessoas, e não somente como mais um número no curso. Por isso, coloque uma foto no seu perfil e não deixe de conversar, de vez em quando, sobre assuntos não relacionados à aula.

Aprenda a investir na bolsa

2 – Anúncios

Se o professor tem algo importante a dizer e a plataforma do curso online não tenha um mural virtual, é essencial que o professor mande o comunicado para cada um dos alunos. Se você for aluno, não tenha medo de perguntar para os seus colegas se há alguma novidade.

3 – Respostas

Já que os cursos são à distância, é essencial que tanto o aluno quanto o professor se preocupem de responder as dúvidas e pedidos o mais rápido possível. Por isso, tente olhar todos os dias as postagens no curso e seu e-mail de contato. O prazo máximo para uma resposta deve ser de 48 horas.

4 – Meios de contato

Se o seu professor o procurou por e-mail, responda por e-mail. Se o seu aluno fez uma pergunta no mural do curso, responda pelo mural do curso. As respostas devem ser sempre dadas pelo mesmo meio em que a pessoa o procurou.

PUBLICIDADE

5 – Metas

Para que todos andem na mesma direção, é essencial que os professores digam aos seus alunos quais são os planos de aula e os principais objetivos, e os alunos também falem ao educador quais são as suas expectativas com o curso. Essa conversa deve acontecer logo no início do curso.

6 – Comprometimento

Se o professor ou o aluno não demonstrarem interesse para resolverem problemas, é praticamente impossível que o curso tenha um andamento da melhor maneira possível. Por isso, ambas as partes devem estar comprometidas e prontas para conversar entre si.

7 – Horários

Grande parte das pessoas que optam por cursos online faz essa escolha por conta da flexibilidade de horário. Porém, nesse aspecto, o comprometimento também é importante. Se os trabalhos possuem um deadline, tanto o professor quanto os alunos devem entrar em um consenso antes de determinar a data final.

8 – Ignorar

Jamais ignore o que o seu professor ou o seu aluno tem a dizer. Se a pessoa o procurou, é porque tem algo importante ou relevante para dizer. Mesmo que você esteja extremamente ocupado, mande pelo menos uma mensagem dizendo que você leu e já está ciente do recado.

PUBLICIDADE

9 – Processos

Cursos online costumam ter processos menos rígidos do que em cursos presenciais, porém, é interessante que, desde o início, o professor diga aos seus alunos todas as regras e diretrizes para o bom andamento do curso. Dessa forma, você evite problemas posteriores.

10 – Educação

Acima de tudo, é essencial que haja educação em todas as relações nos cursos online. Mesmo que você não goste do outro aluno, o curso não é local para arrumar intrigas. Por isso, seja educado e boa parte dos seus problemas irá desaparecer.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.