dicas

Saiba como lidar com pessoas controladoras no ambiente de trabalho

Você não precisa ser mal-educado, no entanto, não se aproxime dessa pessoa a ponto de vocês ficarem amigos

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Se pessoas controladoras dentro da família já causam bastante desconforto, em ambientes de trabalho a situação pode ser ainda pior: a necessidade de conviver várias horas do dia com estes indivíduos e a responsabilidade de não permitir que problemas de conduta interfiram na qualidade do trabalho desenvolvido podem ser tarefas bastante difíceis a serem desempenhadas. Se você está vivendo esta situação, veja 5 dicas para lidar com colegas de trabalho controladores:

1 – Não crie muita amizade

Você não precisa ser mal-educado, no entanto, não se aproxime dessa pessoa a ponto de vocês ficarem amigas. Se você sabe que este colega de trabalho é controlador, ele possivelmente virá a atrapalhar as suas atividades futuramente, justamente com o objetivo de controlar o que você faz ou deixa de fazer.

PUBLICIDADE

2 – Tenha em mente o quão controladora essa pessoa é

Pessoas controladoras não precisam, necessariamente, parecer más ou chatas. Na verdade, muitas delas são até bastante simpáticas, só que ao criarem um pouco mais de intimidade com você, mostram quem realmente são. Lembre-se do quão controlador este colega de trabalho é e por que ele se comporta assim – seria para querer mostrar que trabalha mais? Para conseguir uma promoção por aparentar estar no controle? Para aparecer às suas custas? Qualquer que seja a resposta, fique atento.

3 – Diga não

Não se deixe levar pelas tentativas de persuasão: quando te pedirem algo que você não quer ou não pode fazer, diga que não o fará e pronto. Você deve desenvolver apenas o seu trabalho, designado pelo seu chefe, e não o que os demais colegas desejam.

4 – Encontre apoio

Se você perceber que mais pessoas conseguem enxergar o poder de persuasão deste colega, peça ajuda a elas para conseguir contornar situações desagradáveis, bem como conselhos para agir sem perder a educação.

PUBLICIDADE

5 – Autoestima

Por mais que você tente se manter firme, pode acontecer de a conduta controladora de alguém afetá-lo de alguma forma. É nessa hora que você deve trabalhar a sua autoestima, lembrando-se de quem você é e da qualidade do trabalho que desenvolve. Mantenha-se sendo você mesmo e fazendo suas tarefas da melhor forma, e tenha certeza de que seu reconhecimento acontecerá futuramente.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.