SUAS FINANÇAS

Saiba como gerenciar seu dinheiro na universidade

Poupar dinheiro enquanto você está na faculdade deve ser uma das suas prioridades

SÃO PAULO – Se você está prestes a iniciar a faculdade no próximo ano, fique sabendo: a falta de dinheiro é uma das principais reclamações dos universitários. Porém, isso não é motivo para sustos. Com um pouco de controle e algumas estratégias, é perfeitamente possível manter suas finanças a salvo.

Se você quer aprender a controlar os gastos enquanto estiver na universidade, confira 5 dicas para gerenciar seu dinheiro:

1. Crie um orçamento

PUBLICIDADE

Mesmo que seus pais estejam pagando a sua faculdade, faça um orçamento e cumpra com ele. Dessa maneira você evita gastos desnecessários e pode guardar o seu dinheiro para coisas mais importantes, como livros e materiais de estudo. Isso não significa que você não deva se divertir, mas procure contar com esses gastos dentro de seu orçamento, de maneira que você não tenha motivos para fugir dele ao longo do mês.

2. Economize

Poupar dinheiro enquanto você está na faculdade deve ser uma das suas prioridades. Uma vez que você já possui um orçamento, será mais fácil diminuir seus custos, mas, sempre que possível, controle-se ainda mais. Evite compras desnecessárias e procure diminuir ao máximo os custos daquilo que você realmente precisa. Você não precisa viver em dificuldades, mas se for um pouco mais controlado com seu dinheiro, sempre terá uma reserva para situações de emergência.

3. Evite empréstimos

É claro que você precisa pagar a universidade e outras contas, mas evite ao máximo fazer isso com a ajuda de um empréstimo. Por mais tentadora que essa alternativa possa parecer, você deve se lembrar de que esse dinheiro deverá ser devolvido em algum momento, com juros. Em vez disso, procure outras opções para custear a sua mensalidade e seus materiais, como uma bolsa de estudos ou um trabalho que pague ao menos uma porcentagem do valor.

4. Abra uma conta universitária

PUBLICIDADE

Ao abrir a sua conta, certifique-se de que é uma daquelas que oferece benefícios para estudantes. Em geral essas contas oferecem taxas menores e pagamentos facilitados para universitários. Porém, fique atento ao cartão de crédito. Esse pequeno pedaço de plástico pode destruir a sua vida e as suas economias. Lembre-se de que embora você não precise pagar naquela hora, em algum momento a fatura vai chegar à sua casa. Você terá dinheiro suficiente para cobrir aquela despesa? Se a resposta for negativa, deixe o cartão em casa.

5. Encontre um emprego

Encontrar um emprego vai permitir que você desempenhe as atividades aprendidas em sala, conheça pessoas da sua área e ganhe experiência, além, é claro, do salário. Ao entrar no mercado de trabalho você cria mais responsabilidade e sua maneira de lidar com o dinheiro muda.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.