Começo de ano

Saiba como finalmente cumprir as resoluções de fim de ano

Fazer resoluções é uma ótima maneira de iniciar o novo ano com motivação

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Fazer resoluções é uma ótima maneira de iniciar o novo ano com motivação. Infelizmente, porém, muitas pessoas acabam frustradas por não conseguirem cumprir aquilo que planejaram. Perder peso, economizar dinheiro, trocar de casa, aprender um novo idioma ou quaisquer outros objetivos para o ano que se descortina ficam camuflados pelo pensamento do fracasso.

O processo mental de formação da vontade e da intenção, ou seja, estabelecer suas resoluções de fim de ano e cumpri-las, é entendido pela psicologia como conação. A especialista em estratégias de aprendizado Kathy Kolbe divide a conação em quatro estilos diferentes:

Práticos
São pessoas que gostam de partir diretamente para ação e fazer descobertas criativas, por meio da tentativa e erro.

PUBLICIDADE

Factuais
Indivíduos que precisam de informação e costumam pesquisar todos os aspectos possíveis sobre algo antes de realizar trabalhos.

Metódicos
São pessoas que, naturalmente, usam sistemas metódicos. Eles, por exemplo, separam seus recibos em arquivos diferentes ou separam a dispensa em ordem alfabética.

Implementadores
Os implementadores se focam em objetos físicos e ambientes. Gostam de descobrir as coisas por meio da prática.

Como é possível identificar, cada pessoa possui um estilo principal de conação. E o que isso tem a ver com as suas resoluções de fim de ano? Bom, para conseguir cumpri-las você deve reunir pessoas com cada um desses estilos do seu lado.

Confira como diferentes estilos de conação vão ajudar você cumprir suas resoluções:

Estilo Prático
Se você tem problemas em iniciar projetos difíceis, procure por pessoas com o estilo prático para ajudá-lo. Esse é o tipo de pessoa que se casa, muda de casa ou adota vários animais de estimação apenas horas depois de ter essas ideias.

PUBLICIDADE

Estilo Factual
Você odeia pesquisar? Nunca lê um manual ou receita até o final? Então, sua deve procurar a companhia de alguém que tenha o estilo factual. Esse é tipo de pessoa que não irá usar um creme até pesquisar todos os componentes de sua fórmula.

Estilo Metódico
Se você ama o caos criativo e não suporta metodologias sistemáticas, procure alguém o estilo metódico para fazer parte de sua equipe de resoluções de fim de ano. Esse é o amigo que organiza o armário em cores, estilos e até mesmo preços.

Estilo implementador
Se os seus objetivos de fim de ano são sobre organização, por exemplo, arrumar seu escritório, então procure o estilo implementador para ajudar você nessa tarefa.

Seja qual for sua resolução: perder peso, usar menos internet ou ler mais livros, procure por pessoas que tenham características ou estilo de conação diferentes do seu e acredite, você finalmente vai cumprir aquilo que planejou.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.