desequilíbrio

Saiba como estudar demais pode prejudicar o seu aprendizado

Além de prejudicar seu aprendizado, o excesso de estudos também pode causar um desequilíbrio entre a sua vida pessoal e a profissional

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Você é uma daquelas pessoas que têm a teoria de que quanto mais tempo passarem envolvidas com atividades acadêmicas, tais como cursos extracurriculares e aulas extras, mais coisas aprenderão? Bom, temos novidades para você: isso está errado. Estudar demais pode comprometer o seu aprendizado, e nós vamos explicar o porquê.

Muitos estudantes pensam que devem se envolver na maior quantidade de projetos que a sua escola ou universidade oferece, tais como aulas, atividades extracurriculares e esportes, pois assim terão uma experiência de aprendizado mais completa e abrangente e um currículo diferencial no futuro. Realmente, a parte do currículo não está errada: é claro que seu recrutador gostará de ver quantas coisas você já fez. Porém, no presente, esse excesso de atividades pode criar uma sobrecarga, gerando estresse e cansaço, condições que não são nem um pouco favoráveis aos estudos.

Além de prejudicar seu aprendizado, o excesso de estudos também pode causar um desequilíbrio entre a sua vida pessoal e a profissional, gerando problemas psicológicos (tristeza e, em casos mais graves, depressão) e físicos (dores no corpo e cansaço muscular).

PUBLICIDADE

Depois de ler isso você deve estar se perguntando: “Mas o que eu devo fazer para continuar estudando de várias formas sem prejudicar meu aprendizado?”. A resposta está na priorização. Priorizar o que você pode fazer, saber o que é relevante à sua área de formação ou ao que você deseja desenvolver futuramente e fazer uma lista com as atividades que você terá que desempenhar ao longo do dia a fim de não deixar nenhuma de lado são ótimas formas de melhorar seus estudos.

Por último, um lembrete: nem sempre quantidade é qualidade. Portanto, dedicar-se a estudos mais proveitosos e aprofundados pode ser uma ótima saída.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.