Limites

Saiba como dizer não ao seu chefe

Saiba que, sim, você pode negar algo ao seu chefe, contanto que esteja munido das razões apropriadas

SÃO PAULO – Imagine que seu chefe acabou de passar a você uma tarefa e você não tem ideia de como fazê-la. Por outro lado, pega mal dizer “não” a ele. O que fazer nesta situação? Saiba que, sim, você pode negar algo ao seu chefe, contanto que esteja munido das razões apropriadas. Mas como apresentar esta decisão ao seu chefe?

Você tem que explicar suas razões com confiança e de uma maneira que o seu chefe perceba que você refletiu antes de falar com ele. Além disso, faça-o antecipadamente, assim ele terá tempo de delegar a tarefa a outro funcionário.

Se a razão pela qual você não pode realizar tal tarefa é por que você não tem tempo suficiente, dê a ele uma lista com todas as suas tarefas diárias e prove a ele racionalmente sua falta de tempo. Se não foi ele quem passou todas estas tarefas, ele talvez nem saiba de todas as suas funções e, provavelmente, tomará uma medida em relação a isso. Se foi ele mesmo quem deu todos estes trabalhos, ele pode estar querendo você se dedique ao novo projeto.

PUBLICIDADE

Se você acha que este projeto atrapalhará a realização das outras tarefas às quais você está delegado, explique isso ao seu chefe. Ele apreciará sua honestidade e dedicação às suas outras obrigações.

Se você não tem os conhecimentos necessários para realizar a tarefa, admita-o ao seu chefe. Seria pior fingir que você sabe fazer algo que não sabe. Pergunte-lhe se, para as futuras atividades, este conhecimento será necessário. Se a resposta for sim, esclareça-o que você vai se empenhar ao máximo para conseguir aprender o que for preciso o mais rápido possível.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.