Pulando etapas

Saiba como diminuir as dificuldades no início da sua carreira

Sentindo-se inseguro por ingressar no mercado de trabalho? Confira 5 dicas de como diminuir as dificuldades no início da sua carreira

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Ao iniciar um emprego, algumas dificuldades são inevitáveis. Entrar no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil, principalmente para os jovens que precisam lidar com diversas outras mudanças em suas vidas. Para facilitar essa tarefa, confira 5 dicas que podem ajudar a diminuir as dificuldades no início da sua carreira:

1. Escreva um bom currículo. Escrever um bom currículo é o primeiro passo na conquista de um emprego. Você deverá citar as informações mais importantes sobre você que mostrem por que você é apto à vaga que procura. Assim, diversas oportunidades de entrevistas surgirão em seu caminho.

2. Faça boas entrevistas. Entrevistas de emprego podem assustar no começo, porém, com um pouco de prática, você se acostuma a responder perguntas com mais calma e confiança deixando claro os motivos pelos quais você é ideal para a vaga oferecida. Outra dica: faça perguntas mostrando interesse em saber mais sobre a empresa.

Aprenda a investir na bolsa

3. Priorize. Entender que alguns projetos são menos importantes que outros é de extrema relevância para ajudar você a se organizar. Ao priorizar ideias, você seleciona o que pode realmente ser útil no futuro e torna a tarefa da busca pelo emprego muito mais objetiva.

4. Defenda-se quando necessário. Algumas pessoas podem tentar tirar vantagem de você no trabalho. Por isso, aprenda a se colocar, manifestar suas vontades e se defender. Fazer listas dos problemas que você tem no trabalho pode ajudar a controlá-los para que então você possa explicar a situação para o seu chefe.

5. Saia de um trabalho da maneira correta. É provável que no início da sua carreira você precise deixar um trabalho por alguma outra oportunidade melhor. Mesmo que o momento de avisar seu chefe sobre a situação pareça um tanto assustador, tente organizar a situação na sua mente de maneira calma e repita os passos planejados quando a hora chegar.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.