AUmento

Saiba como conseguir uma oferta melhor durante a negociação salarial

Veja 3 dicas simples para conseguir melhores ofertas durante a negociação salarial

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Por mais desconfortável que seja para um profissional, sempre chega um momento em que a negociação salarial é inevitável. Para passar pela situação com mais tranquilidade basta ter as estratégias certas de negociação. Se você acha que chegou a hora de receber mais pelo seu trabalho e não sabe como trazer o assunto à tona, veja dicas para conseguir as melhores ofertas em uma negociação salarial:

1. Negocie. Parece simples e óbvio, mas a maioria das pessoas não sabe que tem o direito de negociar, de modo que poucos funcionários tentam. Porém, negociar não significa recusar propostas e mais propostas apenas para mostrar que você tem o direito de escolha. Vá com calma, ouça o que seu empregador tem a dizer. Considere o que ele está oferecendo, pense nas estratégias que você tem a seu favor e só então aceite ou recuse a proposta.

2. Nunca faça o primeiro movimento. Pode parecer estranho falar em esperar a iniciativa do empregador, mas isso não significa aguardar que ele ofereça um aumento. Na verdade, esperar pelo movimento do empregador, nesse contexto, significa deixar que ele faça uma oferta antes que você diga quanto quer.

PUBLICIDADE

Agende uma reunião para falar sobre o aumento e deixe que os seus superiores façam uma proposta referente ao valor. A partir daí abra as negociações, dizendo que você gostaria de receber um pouco mais, ou simplesmente aceite. Isso funciona para ouvir quanto o empregador está disposto a oferecer. E se a proposta dele for maior do que a quantia que você ia pedir? Pense dessa maneira.

3. Conheça os valores aceitáveis. Essa é a dica mais importante antes de entrar na negociação salarial. Saiba quais são os valores mínimos e máximos aceitáveis para o seu mercado de trabalho, seu cargo e sua empresa. Seja justo ao negociar seu aumento: não peça menos do que você quer pelos seus méritos, mas também não aceite mais do que você merece. Invista em uma pesquisa elaborada antes de iniciar a negociação, converse com pessoas da área, profissionais de RH, etc. Isso vai ajudá-lo a concluir a negociação de maneira tranquila.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.