mercado de trabalho

Saiba como conseguir um emprego na meia idade

Parar de trabalhar não está nos planos da maioria dos brasileiros. Se este é o seu caso, saiba como se destacar no mercado

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O Brasil está envelhecendo numa velocidade nunca vista. Segundo estimativas do IBGE, nos próximos 20 anos, a população acima de 60 anos vai mais do que triplicar, passando de 22,9 milhões (11,4% da população) para 88,6 milhões (39,2%).

Mas, por enquanto, parar de trabalhar não está nos planos da maioria dos brasileiros. Um estudo realizado pela seguradora Aegon com 1.000 pessoas, sendo 900 empregadas e 100 aposentadas, revelou que apenas 24% acreditam que irão parar de trabalhar completamente para aproveitar sua aposentadora.

Se este é o seu caso, saiba que há espaço no mercado de trabalho. “Existe uma concepção de que os jovens trabalhadores são mais adaptáveis, aprendem mais rápido e têm energia, mas há uma abundância de empregadores que valorizam a experiência, confiabilidade e compromisso que apenas trabalhadores mais velhos têm na bagagem”, disse uma reportagem do CareerBuilder, site especializado em mercado de trabalho. “A questão é: onde e como encontrá-los?”

PUBLICIDADE

Quando você está procurando um emprego, é natural recorrer a anúncios de vagas e agências de recrutamento, mas não se esqueça do poder do seu networking. Segundo o CareerBuilder, cerca de 50% dos profissionais recém-contratados tiveram algum tipo de indicação de amigos e colegas de trabalho. O lado bom para os mais experientes? Quanto mais velho você é, maior a chance de ter grande variedade de contatos.

Mas cuidado na abordagem. “Não há necessidade de incomodar todos os seus conhecidos. Em vez disso, comunique sua situação a ex-colegas, ex-chefes, clientes, fornecedores, bem como amigos e familiares, e espere alguém poder te ajudar”, aconselhou o site. Se você perdeu o contato com algumas pessoas, as redes sociais podem ser aliadas neste processo. Utilize tanto redes profissionais, como o LinkedIn, quanto sociais, como o Facebook.

Outra dica para conseguir um emprego é mudar de área, afinal, conhecimento nunca é demais. Aproveite o momento para fazer um curso fora de seu ramo de atuação. Nos mercado de trabalho norte-americano, há um aumento de pessoas com mais de 50 anos por interesse por estágio.

Por fim, já pensou em usar o conhecimento de anos em sua área de atuação para abrir uma empresa? Além da experiência, você pode usar seu networking para impulsionar o negócio. Segundo o CareerBuilder, cinco em cada seis profissionais autônomos nos Estados Unidos têm mais de 50 anos. Entre as ocupações mais comuns são consultoria e comércio.