estratégia

Saiba como conseguir um emprego através do networking

É importante conhecer pessoas influentes na área onde você trabalha e manter o contato com as mesmas, assim você estará sempre por dentro das novidades do mercado

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Networking quer dizer construir relações que podem ser úteis na sua vida profissional. É importante conhecer pessoas influentes na área onde você trabalha e manter o contato com as mesmas, assim você estará sempre por dentro das novidades do mercado e o seu nome pode ser lembrado quando alguma oportunidade estiver disponível.

Confira abaixo 4 dicas para conseguir um emprego através do networking.

1. Encontre oportunidades. Procure por grupos e eventos sociais relacionados com a área na qual você trabalha. Esses eventos vão ser comparecidos por pessoas que podem te ajudar a dar o primeiro passo para o seu emprego ideal. É importante lembrar que é melhor selecionar um ou dois grupos para participar ao contrário de doze, uma vez que com uma quantidade menor você terá mais chances de conhecer as pessoas que participam.

PUBLICIDADE

2. Tenha um discurso “na ponta da língua”. As pessoas nesses eventos vão querer saber quem você é e o que você faz. Portanto, desenvolva um pequeno discurso que mostre quais são as suas qualidades e o nível de experiência que você possui. Sempre apresente uma imagem profissional e esforçada.

3. Tenha cartões de visita em mãos. Os cartões de visita são a forma mais fácil de empresários e pessoas influentes entrarem em contato com você. Monte um cartão profissional e carregue alguns exemplares em qualquer evento social.

4. Mantenha a cabeça aberta. Você provavelmente não vai conseguir um emprego no primeiro evento socialmente profissional que comparecer, portanto é necessário manter a cabeça aberta para qualquer oportunidade que apareça. Enquanto você constrói relacionamentos com os profissionais da área, pergunte se eles conhecem alguma vaga aberta em uma empresa. Mas sempre tenha a certeza de que essa relação já está no nível onde essa pergunta não é inapropriada.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.