Saiba como conseguir trabalhos como freelancer mesmo sem experiência

Felizmente, existem algumas regras básicas que te podem ajudar a conseguir um emprego como freelancer mesmo sem experiência na área

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Em tempo de crise, uma boa alternativa para não ficar sem emprego pode estar nos trabalhos como freelancer. No entanto, sem nenhuma experiência nessa modalidade as coisas podem ser mais complicadas. Felizmente, existem algumas regras básicas que te podem ajudar a conseguir um emprego como freelancer mesmo sem experiência na área. Fica a conhecer que regras são essas:

1. Escolhe a tua área. Há cada vez mais empresas a recorrerem aos serviços de outsourcing, o que aumenta a oferta no que se refere a oportunidades de emprego temporário, quer seja em part-time, quer seja a tempo inteiro, ou até mesmo trabalhos esporádicos para freelancers. Só tens que estar atento às oportunidades e procurar as que mais se adequam às tuas competências.

2. Cria uma marca. Se queres ser bem sucedido no mundo do trabalho enquanto freelancer, tens que criar uma marca forte, capaz de te diferenciar da concorrência. Essa marca vai ser tua identidade e deve comunicar claramente tua proposta de venda. Cria teu próprio site, um blog, contas nas redes sociais mais importantes e trabalha tudo isto com unidade, para que os teus potenciais clientes vejam aquilo que te destaca.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3. Constrói um portfólio e reúne testemunhos. O mundo dos freelancers não é tão burocrático como o corporativo, e por isso os teus potenciais clientes não estarão tão preocupados com tuas qualificações, mas com o que és capaz de mostrar na prática. A melhor maneira de fazer isso é dando-lhes um exemplo do que podes fazer, através de portfolios que reúnam os teus melhores trabalhos. Outro recurso que podes utilizar é conseguir o testemunho de clientes satisfeitos com os teus trabalhos anteriores.

4. Faz contactos. Depois de teres um bom portfólio e bons testemunhos sobre o teu trabalho, podes começar a fazer contactos com potenciais clientes. Começa por encontrar os teus potenciais empregadores e o Google é uma excelente ferramenta para que o fazeres. Procura eventos na área e pede indicações de amigos no mesmo ramo de atuação.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.