Saiba como aproveitar ao máximo seu curso de pós-graduação

Pós-graduação propicia desenvolvimento profissional, troca de experiências e reorganização da carreira

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A pós-graduação é um ambiente de interação, propício ao contato com pessoas de diversas áreas, que não deve passar batido. Essa é a opinião da coordenadora do departamento de gestão de carreiras da Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista), Janete Teixeira Dias.

Uma maneira de tirar proveito do curso de especialização é participando de trabalhos em grupo e debates. “Se aproxime das pessoas, não fique apenas na sua roda de amigos”, aconselha. Os contatos não servem apenas àqueles que estão desempregados ou procurando uma colocação melhor. Mesmo quem está satisfeito com o atual emprego pode se beneficiar conhecendo as práticas de outras empresas.

“É uma chance de trocar experiências, conhecer as práticas mais modernas, saber o que os profissionais de sua área estão fazendo para obter êxito. Essa troca dá mais segurança para arriscar no trabalho”, garante Janete.

Conhecimento, um bem valioso

Aprenda a investir na bolsa

Quem faz pós-graduação apenas para deixar o currículo mais bonito está perdendo muito. Isso porque vale a pena absorver todo o conhecimento que puder, ler os livros e textos indicados pelos professores, fazer pesquisas e colocar o conhecimento adquirido em prática.

“Nem tudo que será visto em aula poderá ser adotado na prática. Mesmo assim, acredito que seja importante fazer pesquisas e aprofundar alguns assuntos, ler livros dos autores indicados… Pessoas que optam por fazer um pós estão fazendo um investimento grande na carreira, então é importante estar nas aulas e ser participativo”.

Chance de reorganizar a carreira

A pós-graduação também pode ser vista como uma chance de reorganizar a carreira. É possível que o profissional esteja insatisfeito e queira mudar de área. Ele pode fazer isso por meio de um curso de especialização.

Existem ainda aqueles formados em determinada graduação, mas que foram conduzidos, pelo mercado de trabalho, a outra área completamente diferente. Essas pessoas podem ter muita experiência na prática, mas sempre faltará a elas o conceito. Isso sem falar que haverá essa brecha no currículo. Nesses casos, a pós-graduação é uma chance de acabar com a fragilidade do currículo.