Saiba analisar o que sua empresa quer de você!

Primeiro passo para saber o que esperam de você é perguntar. Se não for possível, analise situações, mas sempre com alguém para lhe aconselhar

SÃO PAULO – Em alguns momentos na vida profissional é possível saber como agir, já que a ética reina e deve ser o guia de relação entre as pessoas. Contudo em determinadas situações é difícil determinar o que a empresa, ou seu chefe, espera de você.

Saber isso significa garantir sua saúde profissional. Ter em mente o que quer e aonde pode chegar, correspondendo aos desejos da empresa, o faz ficar mais tranquilo e apto à inovar. Mas você sabe o que sua empresa espera de você?

Questione

Pergunte! Esta é a melhor forma de saber o que deve ser feito e quais os resultados esperados. Faça isso frequentemente, já que os planos podem mudar e os objetivos da empresa também, o que é comum em um mercado competitivo.

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Quais qualidade aprecia em um funcionário? Quais assuntos ou atividades são mais importantes? Todas as respostas devem ser reveladas para que você saiba como agir.

Se tiver mais que um chefe, pergunte para o outro, já que pode ter ponto de vista diferente. Também peça um feedback.

E quando não é possível?

Perguntar é simples, mas pode ser complicado devido ao tempo corrido nas jornadas de trabalho. Por isso, é preciso saber interpretar conversas informais. Se seu chefe critica um outro funcionário, o que pode não ser ético, mas necessário, tenha a situação como lição.

Aprenda com seus erros e releve o que captar sobre os equívocos cometidos pelos outros. Assim poderá chegar a um comportamento mais ideal e a uma análise mais crítica sobre seu trabalho.

Além disso, você pode interpretar situações: está abarrotado de trabalho e seu chefe o delegou mais, mesmo com os outros funcionários com mais tempo disponível? Pode ser indício de confiança e de que ele aposta em você para o futuro.