Romances: ambiente de trabalho não está imune; veja como lidar com situação

Pesquisa mostra que 40% dos norte-americanos já saíram com colega de trabalho; mantenha sempre o profissionalismo

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O “amor está no ar” durante o Valentine’s Day, comemoração do dia dos namorados em alguns países, que acontece nesta quinta-feira (14). E o ambiente de trabalho não está imune! De acordo com pesquisa realizada nos EUA, quatro em cada dez profissionais disseram que já saíram com um colega de trabalho em algum período de suas carreiras.

O estudo, de autoria do site de anúncios de emprego norte-americano CareerBuilder.com, mostrou ainda que 20% o fizeram mais de duas vezes. Parece que a prática já não é mais ‘tabu’ entre as empresas. Outros 29% disseram que se casaram com a pessoa que se relacionou no trabalho. A pesquisa foi realizada com 6.700 pessoas.

Um dado interessante mostra que 98% acreditam que o romance não interferiu em nada para que subissem de cargo na empresa.

Hierarquia, idade, gênero…

Aprenda a investir na bolsa

As pessoas não estão apenas se relacionando com outras do mesmo cargo, já que 27% assumiram que saíram com profissionais de níveis hierárquicos maiores. As mulheres, por sua vez, o fazem mais que os homens, com 30% e 20%, respectivamente.

Por faixa etária, é possível perceber que as pessoas com 55 anos ou mais confirmaram menos que saíram com colegas (34%), enquanto aquelas com idade entre 35 e 44 anos foram as que mais assumiram (44%).

“Sair com um colega de trabalho parece ser mais aceitável nos escritórios atualmente, com 66% dos trabalhadores que disseram que não precisaram manter o romance em sigilo”, disse Rosemary Haefner, vice-presidente da área de Recursos Humanos do CareerBuilder.com.

Como começou?

Os romances com os companheiros de trabalho raramente se iniciam no ambiente corporativo. A pesquisa revela que 10% disseram que foi amor à primeira vista. Veja abaixo quais foram os locais mais citados:

LocalProporção
Happy Hour11%
No almoço11%
Na hora extra10%
Festa – fora do escritório2%

Fonte: CareerBuilder.com

Dicas

Mesmo com uma maior aceitação, os profissionais que se envolverem em romances no ambiente de trabalho devem ter muito cuidado. “É importante lembrar de sempre manter o maior nível de profissionalismo quando sair com um colega de trabalho e manter qualquer conflito que possa surgir no relacionamento fora do escritório”, disse Rosemay. Veja outras dicas:

  • Juras de amor, diminutivos, cumprimentos mais calorosos e outros carinhos devem ser deixados para os momentos de lazer;
  • Usar programas de mensagens instantâneas pelo computador e abusar dos e-mails para comentar os programas que são feitos fora da empresa também está fora de cogitação;
  • Aos arredores do local de trabalho, o seu profissionalismo ainda deve estar em prática e em evidência. Imagine um flagrante do seu chefe. Seria bastante constrangedor;
  • Não passe informações confidenciais à pessoa. Fora de um ambiente de trabalho mais tenso é comum falar mais do que deve, de maneira totalmente informal;
  • Promoções ou mudanças de cargo devem existir apenas por mérito e nada mais!

PUBLICIDADE