Rio e Salvador: mesmo mais caros, hotéis têm lotação máxima no Carnaval 2010

Aumento da massa salarial, melhores condições de pagamento e dólar favorável incentivaram destinos domésticos

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Os hotéis já estão com a ocupação máxima para o Carnaval 2010 no Rio de Janeiro e em Salvador, mesmo com as diárias mais caras do que no ano passado, o que mostra que a crise econômica ficou para trás.

“No Rio de Janeiro, vamos lotar”, afirmou o presidente da ABIH-Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Alexandre Sampaio.

Em Salvador, o presidente do Sindihotéis (Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes), Sílvio Pessoa, afirmou que os meios de hospedagem terão ocupação máxima para o período. Os estabelecimentos localizados no circuito do Carnaval já estavam com todos os leitos reservados ao final de janeiro.

Aprenda a investir na bolsa

A ocupação dos hotéis ficou em alta, mesmo com os preços maiores frente a 2009. Em Salvador e no Rio de Janeiro, o aumento foi entre 5% e 7%.

Condições
De acordo com Sampaio, da ABIH-Nacional, no ano passado, a ocupação não foi plena no litoral do Rio de Janeiro e nos resorts da Bahia. Porém, neste ano, houve aumento da procura antecipada, por conta do crescimento da massa salarial e também das facilidades de pagamento.

O dólar favorável ao final do ano passado e começo deste ano também incentivou a ocupação dos hotéis em destinos domésticos. “O dólar levou a uma lotação antecipada nos voos para o exterior e, como muitos brasileiros deixam para a última hora, os estados nordestinos foram mais procurados”, explicou.

As chuvas também têm levado as pessoas a buscar destinos mais quentes, como o Nordeste e o Rio de Janeiro.