RH, jurídico e seguros são as áreas com mais mulheres na diretoria ou gerência

Segundo estudo, entre janeiro e outubro, 67% das contratações para cargos diretoria e gerência em RH foram de mulheres

SÃO PAULO – Os setores de Recursos Humanos, de seguros e jurídico são os que possuem maior participação feminina em cargos de liderança, segundo revela pesquisa realizada pela Michael Page – empresa especializada no recrutamento de profissionais de média e alta gerência.

De acordo com o levantamento, entre janeiro e outubro deste ano, 67% das contratações para cargos diretoria e gerência no setor de RH foram de mulheres. Nos setores jurídico e seguros, este percentual chegou a 59% e 50%, respectivamente.

Mudança
De modo geral, avalia a Michael Page, embora ainda sejam poucas as presidentes de empresas do sexo feminino (menos de 10%), já é possível notar uma mudança de perfil nas contratações, com a participação das mulheres cada vez mais evidente.

PUBLICIDADE

A área de finanças, onde a maioria dos cargos de alta gerência e diretoria pertencia aos homens, pode ser citada como um exemplo desta alteração nas contratações. “Atualmente, 40% das vagas no setor são preenchidas com mulheres e, na maior parte das vezes, nas áreas de controladoria, gestão de impostos e planejamento financeiro”, ressalta o diretor de marketing da Michael Page para a América Latina, Sérgio Sabino.

Abaixo, é possível verificar a presença feminina em carogso de diretoria e gerência em dez setores de destaque do mercado de trabalho.

Presença feminina
Setor%
RH67%
Jurídico59%
Seguros50%
Finanças40%
Propriedade e Construção36%
Banking33%
Vendas e Marketing33%
Tecnologia30%
Engenharia27%
Logística21%