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SÃO PAULO – Não importa o porte ou o ramo de atividade, as empresas de alta performance possuem as mesmas características.
“Quando você entra em uma empresa de alta performance, percebe que está em um lugar especial. Está no rosto dos funcionários”, afirmou o engenheiro com especialização em Recursos Humanos, Paulo Bolgar, que é vice-presidente de Recursos Humanos de uma empresa farmacêutica localizada na Flórida (Estados Unidos), durante palestra para o 2º ConviRH (Congresso Virtual de Recursos Humanos).
Características das empresas de alta performance
Veja quais características diferenciam a empresa de alta performance da empresa comum:
- Visão clara e inspiradora para o futuro. “Por exemplo, o propósito da Disney sempre foi fazer as pessoas felizes. É um propósito claro”.
- Cultura permeada pela mentalidade de acreditar no futuro.
- Toda empresa de alta performance tem três ou quatro valores em que os funcionários acreditam e que permeiam a cultura organizacional.
- Os funcionários apresentam orgulho da empresa.
- Respeito. “Raramente seus líderes se utilizam do medo para motivar seus funcionários, pois perceberam que mais importante que o medo é o impulso para ganhar o respeito deles e mantê-lo”.
- Relacionamento de longo prazo. Em um mercado de trabalho em que mudar com freqüência de emprego enriquece o currículo, os empregados das empresas de alta performance acreditam que o relacionamento de longo prazo será importante para seu sucesso profissional.
- Divertimento: não se sabe se é causa ou um efeito, mas, nessas empresas, o sucesso é comemorado por todos, diariamente.
As pessoas fazem a diferença
“Um dos pontos que distingue as empresas de alta performance são as pessoas. Isso porque as organizações com esse perfil atraem pessoas extraordinárias e com características muito peculiares. Essas pessoas são as melhores no que fazem”, disse Bolgar. Segundo ele, o RH dessas empresas procura recrutar os melhores profissionais e desenvolvê-los, por meio de treinamento e capacitação.
Além disso, esses profissionais mantêm uma atitude do “posso fazer”. Ou seja, para eles, nada é impossível. As organizações de que falamos ainda empregam funcionários competitivos, mas sabem muito bem do limite entre competição e cooperação.
Outra característica: seus líderes são reconhecidos por sua capacidade de gerenciar pessoas, tempo e processos. “Eles são admirados por sua integridade, respeito e consistência entre o discurso e a prática. Eles desafiam os colaboradores a superarem seus limites e os incentivam a serem melhores tanto como profissionais quanto como pessoas”. O especialista também salientou que estes colaboradores têm uma expectativa clara do que é esperado deles, por meio do feedback constante.
Todas essas qualidades fazem com que uma empresa seja a número um no mercado, crescendo de forma contínua, concreta e sustentável. “E qual área da empresa pode contribuir mais do que o RH na construção de uma empresa de alta performance?”, questionou Bolgar. “O RH estratégico promove vantagem competitiva à empresa, direciona a liderança, formula e gera soluções”.