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SÃO PAULO – A atuação do profissional de recursos humanos (RH) abrange praticamente todas as etapas pelas quais passa o colaborador. Ele acompanha um funcionário desde a sua contratação até a saída da empresa. Por estes motivos é que ele se comunica a todo o momento. “Mesmo quando não está falando”, de acordo com Reinaldo Passadori, diretor do Instituto Reinaldo Passadori.
Em palestra realizada durante o 2º ConviRH (Congresso Virtual de Recursos Humanos), ele disse que gestos, olhares e até o silêncio que se adota podem dizer muito mais do que palavras. Por isso, o profissional de RH precisa tomar cuidado, para não ter problemas de comunicação. “Os problemas mais comuns são atrelados a detalhes, comportamentos e atitudes”, disse Passadori.
Conheça-os
Na palestra, ele lista quais são os principais problemas de comunicação que um profissional de RH pode ter. Veja-os a seguir:
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- Timidez excessiva: muitas pessoas evitam falar em público e o profissional de RH tem de se submeter a isso, em algumas situações;
- Falta de força: existem pessoas que ficam perdidas diante do desafio, falta fibra e firmeza na fala;
- ‘Eu sou o bom’: por pensar desta maneira, o profissional acaba tendo problemas de relacionamento;
- Morbidez: algumas pessoas só falam de aspectos ruins (mortes, doenças e desgraças) e acabam por afastar os demais;
- Preocupação excessiva: acaba por desesperar até mesmo o próximo;
- ‘Mão presa’: são as pessoas que não fazem gestos e, por isso, parecem mais fechadas que as outras;
- Gestos obscenos: “comunicação não é aquilo que falamos, mas o que é percebido. Cuidado com os sinais”, diz Passadori;
- Inexpressivo: a fala é monótona e acaba por não captar a atenção do outro;
- ‘Horizonte perdido’: não fala olhando nos olhos. Pode não passar confiança;
- ‘Ligeirinho’: Acelera demais a velocidade de fala e acaba não sendo compreendido;
- Devagar: se tornam cansativos, deixando o outro irritado e impaciente;
- Nés, tás, certo, então: estes são vícios de fala, que podem tirar a atenção de quem está ouvindo;
Dica
Para melhorar a comunicação com o outro, Passadori indica que a pessoa fale com entusiasmo, e que tenha alegria de viver. “Existem pessoas que vivem do passado, da glória, e outras que vivem do que virá, do futuro. Esqueçam isso e dêem importância ao presente”.