Resultado imediato é atributo importante para pequenas empresas

De acordo com pesquisa, ter "química" com o chefe e colegas também influencia na contratação em pequenas companhias

SÃO PAULO – Quem procura por novas oportunidades de trabalho sabe que manter-se atualizado e ter perfil de liderança está, atualmente, entre as características mais valorizadas pelos recrutadores.

Contudo, de acordo com pesquisa realizada pela OI Partners, empresa especializada em recrutamento, somente estes atributos não bastam, sendo que a lista de exigências pode variar dependendo do tamanho da empresa.

Em companhias pequenas, com 500 empregados ou menos, por exemplo, deixar claro que pode trazer resultados imediatos e que tem “química” com o chefe pode fazer a diferença.

PUBLICIDADE

“É importante transparecer durante a entrevista que o candidato pode oferecer resultados imediatamente. “Química” com o chefe e colegas de trabalho também é crucial, visto que a força de trabalho será menor e mais concentrada. Mostrar qualidades pessoais como senso de humor e um estilo fácil de conviver é benéfico durante a entrevista (…) Candidatos com experiência em grandes empresas devem ser ainda mais convincentes na entrevista, mostrando que podem se adaptar a um ambiente menor”, ressalta o presidente da OI Partners, Tim Schoonover.

Trabalho temporário
A disponibilidade para realizar trabalhos de forma temporária, esclarece o estudo, também é uma característica apreciada em pequenas empresas, visto que, muitas delas, preferem contratar um funcionário para um projeto específico e só depois efetivá-lo.

A pesquisa revela ainda que fortalecer o contato pessoal, sobretudo com funcionários importantes da empresa na qual gostaria de se trabalhar, ajuda a “abrir portas”, já que as pequenas empresas costumam valorizar as indicações de seus funcionários e não têm o hábito de anunciar vagas na internet.

Por fim, assim como acontece pela busca de trabalho em outros tipos de empresas, é essencial mostrar interesse e excitação na oportunidade oferecida.

“Empresas pequenas querem pessoas que sejam entusiasmadas em trabalhar para elas e que possam motivar e inspirar os colegas”, finaliza Schoonover.