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SÃO PAULO – Em tempos de crise, a resiliência, que nada mais é do que a capacidade de se adaptar às mudanças ou poder se recuperar rapidamente, torna-se essencial para o profissional no seu ambiente de trabalho.
Além disso, a resiliência é uma competência que envolve a capacidade do profissional de enxergar lá na frente, prever problemas e, mais importante, preparar-se para eles.
Perfil
De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Accor Services, Edna Rodrigues Bedani, a resiliência pode ser percebida nos profissionais a partir de cinco características:
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- Positivas– Profissionais que conseguem identificar oportunidades de perigo e imaginam situações de sucesso, ao invés de fracasso;
- Focadas– Pessoas que conseguem se concentrar nas metas que pretendem atingir, sem se desviar de seus objetivos;
- Flexíveis-Consideram outras alternativas que também podem levá-las ao mesmo fim;
- Organizadas– Conseguem definir uma estrutura diante do caos e sabem priorizar;
- Proativas– Profissionais que possuem iniciativa.
Liderança
Para perceber essas características no profissional, o líder é imprescindível. Segundo Edna, o gestor precisa identificar as diferenças pessoais dos membros de sua equipe. Dessa forma, ele poderá valorizar e reforçar as atitudes dos colaboradores que possuem facilidade e disposição para enfrentar os desafios e as incertezas da empresa.
Esses profissionais são comprometidos com as metas e resultados da empresa, desde que eles sejam reconhecidos e valorizados tanto profissionalmente quanto de forma pessoal.
“Por outro lado, é fundamental compreender o comportamento e a maneira de atuar daqueles que têm dificuldades de enxergar de forma positiva os momentos de pressão, auxiliando-os no desenvolvimento de comportamentos que possam assegurar o equilíbrio entre as pressões organizacionais e as suas pressões internas”.