Requalificação pode prevenir possíveis problemas profissionais

Se a empresa vai falir ou o setor está em crise, aprender outro ofício pode fazê-lo escapar do desemprego

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Imagine que os negócios na empresa em que trabalha não estão indo bem ou que o setor passa por uma grande crise. Nestes casos, é preciso se prevenir para não “afundar” junto com a companhia.

Nada mais do que aprender um novo ofício ou buscar um novo aprendizado para seguir na carreira em que atua, a requalificação pode ser a solução para quem vive situações como esta. Mas é preciso tomar decisões antes de se tornar mais um desempregado.

Como fazer isso?

Para quem tem recursos financeiros, investir em cursos e eventos de outros segmentos, para analisar qual poderá ser uma boa opção, será mais fácil. A internet é uma boa aliada nesta busca por outra ocupação.

Aprenda a investir na bolsa

Ler os noticiários é fundamental, porque são eles que trazem um panorama da realidade de todos os setores e poderão lhe indicar um novo caminho a seguir.

Sem dinheiro?

Quem se encontra nesta situação pode conversar com pessoas de diversas áreas para ver qual está tendo bom desempenho. Para fugir do desemprego, avise amigos e parentes da situação de sua empresa e setor para ver como poderá agir diante de uma possível demissão em massa.

Além disso, o estado de São Paulo prevê o direcionamento de recursos públicos para melhor qualificar os trabalhadores. O que fará com que o aprendizado se torne mais em conta. A aulas serão ministradas em prédios da prefeitura e por professores do centro Paula Souza, que será o certificador oficial do programa.

De acordo com o secretário de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna, a idéia é criar outros programas com custos reduzidos e foco para que os recursos públicos cheguem à população.

Exemplo

Uma das preocupações do programa do estado de São Paulo é com relação ao setor sucroalcooleiro. Com a mecanização da colheita da cana, muitos terão que migrar para outras atividades. Por isso é que a requalificação é a chave para se antecipar e solucionar possíveis problemas futuros.