Rendimento médio atinge valor mais alto para um mês de novembro desde 2002

Valor ficou em R$ 1.623,40, 0,7% acima do observado em novembro de 2010; Frente a outubro, houve estabilidade

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O rendimento médio real da população ocupada mostrou leve alta em novembro, de 0,7%, no confronto com o mesmo mês de 2010, ficando em R$ 1.623,40. Este foi o maior valor para um mês de novembro desde 2002. Na comparação com outubro deste ano, foi observada estabilidade.

Os dados, divulgados nesta quinta-feira (22), fazem parte da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nas seis principais regiões metropolitanas do País.

Rendimentos por região
Frente a outubro deste ano, das seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE, houve alta no rendimento médio real da população ocupada em duas delas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O rendimento médio real habitual dos trabalhadores na análise regional, em relação a outubro, subiu em Recife (4,0%) e em Porto Alegre (0,7%). Em Belo Horizonte houve queda de 0,6% e ficou estável em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

Na comparação com novembro de 2010, houve declínio em Recife (2,0%), no Rio de Janeiro (1,8%) e em Porto Alegre (1,0%). Cresceu em Salvador (7,8%) e Belo Horizonte (5,4%), ficando estável em São Paulo.

Renda por atividade econômica
No confronto anual, dentre as atividades econômicas analisadas, o maior aumento no rendimento médio real habitualmente recebido foi no referente à ‘outros serviços’, que contempla alojamento, transporte, limpeza urbana e serviços pessoais, de 6,2%.

Continua depois da publicidade

Em segundo e terceiro lugares ficaram serviços domésticos e construção, alta de 5,8% e 3,4%, respectivamente. Em seguida vem a indústria extrativa, de transformação e distribuição de eletricidade, gás e água, com alta de 1,9%.

Por outro lado, foram observadas quedas em educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade social (-2,8%), em serviços prestados à empresa, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira, com recuo de -2,6%.