AO VIVO Do Zero Ao Gain: André Moraes fala sobre teoria de Dow, conceito de tendência e médias móveis

Do Zero Ao Gain: André Moraes fala sobre teoria de Dow, conceito de tendência e médias móveis

Renda: você sabia que a conclusão da pré-escola tem efeitos na sua carreira?

Segundo pesquisa, quem completa a etapa e inicia estudos com 4 a 6 anos de idade tem renda 27% maior

SÃO PAULO – Segundo pesquisas, quanto mais anos de estudos, crescem as chances do profissional ter uma renda maior. E esta realidade não poderia ser diferente para quem passou pela pré-escola e começou a estudar mais cedo.

De acordo com a pesquisa “Efeitos da pré-escola sobre salários, escolaridade e proficiência”, realizada pelo professor do Ibmec São Paulo, Naércio Menezes Filho, e Andréa Zaitune Curi, da Tendências Consultoria, quem cumpre esta etapa educacional, com idade entre quatro e seis anos, tem renda 27% maior do que as pessoas que começaram a estudar depois dos seis anos de idade.

Mais anos de educação

Ainda de acordo com o estudo, feito com base em dados da Pesquisa de Padrão de Vida (PPV), de 1997, e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), 2003, as pessoas que fizeram a pré-escola têm mais chances de conclusão das demais etapas de ensino.

PUBLICIDADE

O aumento da probabilidade de finalização da 4ª série é de 4%, enquanto que na 8ª é de 18%, de 23% no ensino médio e de 5% na faculdade.

Mais uma etapa e mais ganho

A pesquisa comprova que quem investe em mais anos de estudo tem salários maiores. Por isso, os profissionais não devem apenas concluir o colégio, ou a universidade, e se acomodarem, o que apenas o privarão de algumas chances no mercado de trabalho.