Remuneração acompanhará crescimento do mercado de trabalho em 2008

Segundo consultor, o crescimento será na remuneração variável por resultados, como bonificações, e não no salário

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Pesquisas mostram que o ano de 2008 será promissor na criação de empregos formais. Para a CNI (Confederação Nacional da Indústria), por exemplo, o mercado de trabalho deve continuar em alta em 2008, com índice de desemprego de 9%, ante 9,5% neste ano. Mas a boa notícia é que os salários acompanharão este crescimento de novas vagas.

De acordo com o consultor do instituto de aperfeiçoamento profissional IDORT-SP, Francisco Rafael Pescuma, as empresas estão preocupadas com a remuneração e não somente com a qualificação dos profissionais. “A tendência é de ter crescimento nos salários, mas muito mais na remuneração variável do que na fixa”, disse.

A remuneração fixa é o salário do funcionário. Já a variável é algo a mais no rendimento mensal, como a participação em lucros e resultados e bonificações. “Ela está mais ligada aos resultados e as empresas estão mais abertas para negociá-la”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Como negociar?

Para conseguir esse aumento, com a remuneração variável, é preciso mostrar resultados. Além disso, no momento de negociá-la, existem cinco erros que não devem ser cometidos ou, então, as chances de conseguir o que quer serão mínimas:

Ano do bom profissional

Ainda de acordo com Pescuma, em 2008, haverá aumento da demanda por profissionais, principalmente por causa do crescimento da economia brasileira. Para ter competitividade, as empresas procuram investir na contratação. A busca, no entanto, é por profissionais com maior qualificação. “São vagas que exigem não só em termos de formação, mas também em cursos na área, conhecimento de tecnologia e de uma segunda língua”, afirmou.

O consultor ainda disse que há uma demanda grande em empresas de alta tecnologia, como de telecomunicações e informática. O emprego formal crescerá ou aquele que oferece melhores condições de trabalho. “Mas, a cada ano, tem gente que quer entrar no mercado de trabalho e não consegue, então, vai para a informalidade”.