Relacionamentos: o que muda, e não deve mudar, com a promoção!

Profissional deve atentar ao comportamento que terá diante dos novos subordinados e dos superiores

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – A empresa tinha outras opções, mas você foi o escolhido: recebeu a promoção. Com isso, começa a ver o lado positivo, como os rendimentos maiores e uma sala exclusiva. Subir de cargo, porém, não é tão fácil quanto parece.

Isso porque haverá mais responsabilidade e você terá de tomar muito cuidado com os relacionamentos, tanto com as pessoas que se tornaram subordinadas quanto entre os novos superiores.

“A pessoa, quando é promovida dentro da mesma área, tem que atentar aos colegas. Não é porque recebeu a promoção que deve mudar com quem está mais abaixo. Procure auxiliar para que subam também”, indicou a consultora da Catho Online, Cíntia Holanda.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Equilíbrio

Tente encontrar um equilíbrio entre a demanda e o tempo disponível para essas pessoas que se tornaram subordinadas.

“A situação é complicada em termos psicológicos, mexe com a auto-estima e pode causar intrigas, principalmente se tem alguém do grupo que fica se perguntando: por que não fui eu o promovido?”. Com relação às novas atribuições, cuidado para não dar tanto valor a elas que não possa dar atenção a um colega e tirar-lhe uma dúvida.

Uma forma de manter um contato mais forte é almoçar junto com essas pessoas e, se possível, dar carona.

Continua depois da publicidade

Nova postura

Se, por um lado, os profissionais não devem mudar com os colegas que viraram subordinados, é preciso atentar aos novos relacionamentos, possivelmente com os diretores e presidentes da empresa. “A pessoa está na posição e tem que mostrar liderança a todo o momento, é importante ver o comportamento porque agora ela terá que ser um exemplo”, disse.

Não se preocupava com as atitudes? De acordo com Cíntia, agora terá que atentar, desde a veste até o comportamento. “Mas muda-se de forma gradativa. A pessoa vai agregando valores, não é da noite para o dia, senão causa impacto muito grande, inclusive nos relacionamentos”.

Outro fator que deve estar intrínseco na promoção para um cargo de liderança é buscar novos conhecimentos, a todo o momento!