Relacionamentos: o que muda, e não deve mudar, com a promoção!

Profissional deve atentar ao comportamento que terá diante dos novos subordinados e dos superiores

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A empresa tinha outras opções, mas você foi o escolhido: recebeu a promoção. Com isso, começa a ver o lado positivo, como os rendimentos maiores e uma sala exclusiva. Subir de cargo, porém, não é tão fácil quanto parece.

Isso porque haverá mais responsabilidade e você terá de tomar muito cuidado com os relacionamentos, tanto com as pessoas que se tornaram subordinadas quanto entre os novos superiores.

“A pessoa, quando é promovida dentro da mesma área, tem que atentar aos colegas. Não é porque recebeu a promoção que deve mudar com quem está mais abaixo. Procure auxiliar para que subam também”, indicou a consultora da Catho Online, Cíntia Holanda.

Equilíbrio

Aprenda a investir na bolsa

Tente encontrar um equilíbrio entre a demanda e o tempo disponível para essas pessoas que se tornaram subordinadas.

“A situação é complicada em termos psicológicos, mexe com a auto-estima e pode causar intrigas, principalmente se tem alguém do grupo que fica se perguntando: por que não fui eu o promovido?”. Com relação às novas atribuições, cuidado para não dar tanto valor a elas que não possa dar atenção a um colega e tirar-lhe uma dúvida.

Uma forma de manter um contato mais forte é almoçar junto com essas pessoas e, se possível, dar carona.

Nova postura

Se, por um lado, os profissionais não devem mudar com os colegas que viraram subordinados, é preciso atentar aos novos relacionamentos, possivelmente com os diretores e presidentes da empresa. “A pessoa está na posição e tem que mostrar liderança a todo o momento, é importante ver o comportamento porque agora ela terá que ser um exemplo”, disse.

Não se preocupava com as atitudes? De acordo com Cíntia, agora terá que atentar, desde a veste até o comportamento. “Mas muda-se de forma gradativa. A pessoa vai agregando valores, não é da noite para o dia, senão causa impacto muito grande, inclusive nos relacionamentos”.

Outro fator que deve estar intrínseco na promoção para um cargo de liderança é buscar novos conhecimentos, a todo o momento!

PUBLICIDADE