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SÃO PAULO – Qualquer que seja o tamanho da empresa, é fundamental que os funcionários saibam respeitar a hierarquia e as regras de cada corporação.
Pensando nisso, cabe a você, líder de uma equipe, seja como dono de uma pequena empresa ou como supervisor de determinado departamento, observar melhor sua relação com seus subordinados e como tem se comportado neste aspecto.
Busque o equilíbrio
Lidar com pessoas é sempre algo desafiador. Encontrar sua dose certa de liderança é o segredo para atingir uma equipe unida, ativa, motivada e interessada pelo trabalho.
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Caso você seja amigo demais, poderá fazer com que o grupo não o visualize como chefe, perdendo a referência de quem é quem, ou melhor, quem manda em quem.
Já se você se mostrar autoritário demais, poderá colocar diante de seus funcionários uma grande barreira, mantendo-os sempre distantes de você.
Respeito e medo: fim aos exageros
Lembre-se que nada em excesso é positivo. Por isso, adote junto à sua equipe um relacionamento de companheirismo, confiança, deixando, no entanto, sempre bem claras as posições. Não abuse de seu poder, mas não deixe que invadam o seu espaço. Caso contrário, o jogo se inverte e sua autoridade será colocada sempre à prova.
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Evite também que o respeito em relação a você se transforme em medo. Isto poderá gerar distanciamento, impedindo que conheça melhor sua equipe e acompanhe o desenvolvimento das atividades.
Estabeleça um relacionamento onde todos são ouvidos, e faça-se respeitar. Lembre-se que a hierarquia é algo a ser sempre seguido. Disso dependerá o bom andamento das atividades do grupo e, principalmente, o seu relacionamento com a equipe.
Seja solidário, companheiro; divida as responsabilidades. Abrace os compromissos de sua equipe, já que você também faz parte dela. Não abuse do poder e não cultive o medo no grupo, por meio de ameaças ou chantagens. Pense a respeito: você não precisa disso para buscar melhores resultados de seu pessoal.