AO VIVO Estrategista-chefe da XP mostra estratégia para quem deseja viver de renda

Estrategista-chefe da XP mostra estratégia para quem deseja viver de renda

Recorde na geração de emprego é reflexo do PAC, diz ministro

Carlos Lupi (Trabalho e Emprego), diz que mesmo sem ter sido executado, programa funciona como fonte motivadora

SÃO PAULO – O recorde na geração de empregos no mês de março, com 146.141 vagas com carteira assinada no Brasil – 0,52% maior do que fevereiro – é reflexo positivo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), segundo declaração dada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, nesta quarta-feira (25).

“Mesmo sem ter sido executado ainda, o PAC funciona como uma espécie de fonte motivadora, cria uma expectativa positiva, e as pessoas ficam animadas à espera do que virá”, disse o ministro na divulgação do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), segundo divulgou a Agência Brasil.

Crescimento

Ainda de acordo com o ministro, apesar do recorde, não é certo que este ano trará melhores resultados na criação de emprego do que 2004, pois existem fatores sazonais que podem influenciar o crescimento da mão-de-obra empregada. No entanto, Lupi diz que o aumento é consistente e que irá trabalhar para que este ano seja “o melhor para a criação de emprego no País”.

PUBLICIDADE

Para que isso seja possível, o ministro disse que é preciso maior qualificação do trabalhador e investimento em programas como o Primeiro Emprego, o qual facilita o ingresso dos jovens no mercado de trabalho.

Caged

Segundo o cadastro, nos últimos 12 meses foram abertas 1.288.611 oportunidades de trabalho, o que gera uma variação acumulada de 4,81%. No terceiro mês do ano, o setor de Serviços respondeu pela geração de 56.527 postos de trabalho, enquanto a Indústria de Transformação gerou 40.538 empregos.