Educação

Ranking das universidades brasileiras coloca USP no topo da lista

Folha e Datafolha listaram 191 universidades e instituições federais são maioria entre as 10 melhores colocadas; particulares aparecem a partir da 16ª colocação

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO –  A USP (Universidade de São Paulo) foi escolhida a melhor universidade do Brasil, segundo o RUF (Ranking Universitário Folha), publicado nesta segunda-feira (3). A Folha, junto com o Datafolha, preparou o RUF para classificar as universidades brasileiras de acordo com a sua qualidade.

O ranking analisa dados de publicações acadêmicas a partir de pesquisa com cientistas e profissionais de Recursos Humanos. Este é o primeiro a avaliar somente as instituições de ensino superior do Brasil, que antes dependiam das classificações globais. Nele estão representados 191 universidades, que operam com pesquisa, ensino e extensão, 41 centros universitários ou faculdades, dedicados, sobretudo ao ensino e onde há pouca pesquisa.

USP é líder

PUBLICIDADE

A USP está no topo da lista, e ainda ganhou em três dos quatro subindicadores analisados, como a melhor em qualidade de ensino, de pesquisa científica e de reputação no mercado de trabalho. No indicador de inovação, a campeã foi a Unicamp (Universidade de Campinas), com o maior número de patentes.

Na listagem geral, as federais lideram o ranking. Entre as dez maelhores estão: UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), seguida da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro ), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unesp (Universidade Estadual Paulista), UFPR (Universidade Federal do Paraná), UnB (Universidade de Brasília), UFSC (Universidade Federal de São Carlos) e a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Entre as particulares, PUC é destaque

Entre as universidades privadas, as três melhores colocações são da PUC (Pontifícia Universidade Católica). Em 13º lugar ficou a PUC-Rio, em 16º a PUCRS (PUC Rio Grande do Sul) e em 27º a PUCPR (PUC Paraná).

A Universidade Presbiteriana Mackenzie fiou em 31º, a Unisinos (Universidade Vale dos Rio Dos Sinos) ocupa a 33º posição, a UCB (Universidade Católica de Brasília) está em 35º, no 40º lugar está a UCS (Universidade de Caxias do Sul, a PUC Minas ocupa a 42º posição, a 47º lugar está com a PUC- São Paulo e o 58º lugar, fechando as 10 melhores particulares, está a Univap (Universidade do Vale do Paraíba) 

Metodologia

PUBLICIDADE

A Folha criou uma metodologia própria, tendo como base referências e avaliações internacionais consolidadas, mesclando indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de pesquisadores.

A metodologia geral do RUF foi criada pelo grupo liderado pelo cienciometrista (ciência que estuda a produção científica) da USP Rogério Meneghini, em conjunto com a Redação da Folha. Confira o ranking completo, clicando aqui.