já adulto

Quer voltar à faculdade? Veja dicas para contornar possíveis problemas

Primeiro, é importante que você não se defina apenas levando em consideração a sua idade

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Depois de muito ponderar, você decidiu que chegou a hora de voltar aos estudos e entrar na universidade. Porém, se você já está na casa dos 30 anos, essa tarefa pode ser um pouco mais complicada.

Primeiro, é importante que você não se defina apenas levando em consideração a sua idade. Além do ano que está em seu documento, você possui gostos, medos, objetivos e qualidades, assim como os jovens que estudarão com você. Por isso, não se precipite achando que as pessoas irão julgá-lo somente pela sua idade.

É importante, também, ter a mente aberta. Provavelmente as maneiras de agir e a moda mudaram muito desde a época em que você tinha acabado de sair da escola, por isso, mantenha-se aberto para as novidades. Não crie preconceitos e esteja preparado para conhecer muitas coisas novas.

PUBLICIDADE

Muitos adultos que voltam para a faculdade cometem o erro de achar que são superiores aos outros alunos. Porém, agir dessa maneira é o caminho mais rápido para não ter amigos e se tornar uma companhia desagradável. A sua idade não significa que você é necessariamente mais inteligente ou maduro que os seus colegas. Se você sabe de algo que eles não sabem, ajude-os de maneira educada.

Por fim, não deixe de ser você mesmo. Mudar o seu jeito de se vestir, falar e agir para conquistar amigos na faculdade é um grande erro. Existem diversos assuntos que vocês podem conversar entre si sem que nenhuma das partes tenha que fingir nada. Não tenha medo, coloque um sorriso no rosto e diga o que vier à sua cabeça sem medo.

Por mais que a volta à faculdade seja um desafio e tanto, tendo essas dicas em mente fica mais fácil criar boas amizades e aproveitar os anos na graduação.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.