Quer trabalhar na área de informática? Veja o que você precisa saber!

"Mercado encontra-se aquecido, proporcionando uma enorme demanda por profissionais de informática", diz especialista

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A velocidade da informação é avassaladora. Por isso, um profissional da área de tecnologia deve ter preparo constante, começando com uma formação técnica de primeiro nível até a graduação na área e certificações de institutos e fabricantes de hardware e software.

“O mercado encontra-se bem aquecido, proporcionando uma enorme demanda por profissionais de informática, devido à mecanização de sistemas produtivos e à alta competitividade”, afirmou o professor da Faculdade Módulo, Evandro Luiz Capelasso. Em algumas áreas, existe uma procura muito grande, mas em outras há declínio no número de vagas abertas. Quem pretende entrar neste mercado deve saber de tudo isso.

Procura maior em…

Para se ter uma idéia, no mercado financeiro ou de bancos privados, existe demanda por profissionais que conheçam Java, linguagem de programação de código aberto, orientada a objetos. Muitos portais querem segurança de informação e, para isso, procuram profissionais com formação em redes.

Aprenda a investir na bolsa

“Outras áreas extremamente aquecidas são as de comunicação móvel e telefonia celular. Pesquisas indicam que, em um curto espaço de tempo, a grande maioria dos usuários de telefones celulares optará por receber conteúdos interativos. Para isso, o futuro profissional deve focar seus esforços na busca de conhecimento de ferramentas que permitam desenvolver animações, jogos eletrônicos e conteúdo interativo”, explicou Capelasso.

O ensino à distância (EAD) também deve demandar muitos profissionais ligados à área de tecnologia. Serão buscadas pessoas com qualificação em design digital e em ferramentas que permitam organizar e criar interação de conteúdos. Já para aqueles que pretendem ingressar na área de TI e focar em produção de imagem e ilustração digital, a orientação é investir em formações extras.

Dicas

De acordo com Capelasso, conhecer profundamente o funcionamento da internet e sua mobilidade é fundamental para quem quer ingressar na área de TI, bem como ter uma formação generalista em redes, linguagens de programação, desenvolvimento e análise de sistemas, webdesign, animação, jogos eletrônicos, banco e segurança de dados.

“Tendo a oportunidade de conhecer cada área dentro da tecnologia da informação, esse profissional terá condições de identificar suas habilidades e desenvolver competências para a área escolhida”, disse ele.

Como para a carreira de qualquer outro tipo de profissional, uma dica é traçar metas e subir um degrau de cada vez. Mantenha-se informado sobre o mercado em que está inserido. Leia livros técnicos e publicações sobre tecnologia, visite sites especializados e fóruns, invista em novos idiomas. “Por fim, é só ficar antenado às oportunidades existentes no mercado”.