Profissão

Quer trabalhar como corretor imobiliário? Veja como iniciar a carreira

Um fato que tem atraído gente para a carreira de corretor de imóveis é o crescimento fora do normal do mercado imobiliário

SÃO PAULO – Com ou sem bolha imobiliária, o mercado de imóveis sempre tem espaço para quem quer ser corretor. A profissão atrai os mais variados perfis: desde graduados em áreas diversas, passando por jovens profissionais e até aposentados.

Os motivos são os mais variados: flexibilidade no horário de trabalho, possibilidade de ganhos financeiros maiores e melhoria na qualidade de vida. Outro fato que tem atraído gente para a carreira de corretor de imóveis é o crescimento fora do normal do mercado imobiliário. Enquanto o PIB brasileiro cresceu 2,3% em 2013, o setor apresentou um avanço de 13% no mesmo período.

O diretor de relações institucionais da franqueadora imobiliária Paulo Roberto Leardi, Germano Leardi Neto, lembra que antes de sair vendendo casas por aí, é preciso cumprir algumas etapas. Confira:

PUBLICIDADE

1- Imobiliária
Para dar início à carreira é preciso ser parceiro de uma imobiliária que possua trânsito fácil no mercado e que “abra portas” para você. Dê preferência para empresas com um banco de dados confiável e farto, além de ferramentas de gestão que facilitem a adaptação rápida ao novo negócio.

2- Formação
Para aqueles que querem se especializar na área, é possível fazer uma faculdade de Ciência Imobiliárias, com duração de 4 anos, ou no curso de Gestão Imobiliária, feito em 2 anos. Outra opção é realizar o curso de Técnico de Transição Imobiliária, que tem duração de 4 a 18 meses, dependendo da escola.

3- Pratique
Enquanto estiver estudando, aproveite para fazer estágios e observar como funciona o mercado para construir o seu próprio jeito de negociar.

4- Creci
Quando estiver formado, registre-se no Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do seu estado, pois você só estará autorizado a exercer a profissão depois da liberação da entidade.