Quer ser um líder? Comece liderando a si próprio, diz Maxwell

Em visita ao Brasil, um dos mais respeitados conferencistas do mundo, John Maxwell, fala sobre liderança

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Em visita ao Brasil esta semana, para lançar “O livro de ouro da liderança”, um dos mais respeitados conferencistas do mundo, John Maxwell, explicou os segredos da liderança de sucesso. Ela está baseada, em primeiro lugar, no autoconhecimento.

“Líderes enxergam mais do que os outros e têm a capacidade de fazer com que as pessoas acreditem neles. Sempre digo que ser líder é negociar a esperança. Mas por que alguém iria te seguir se nem mesmo você se seguiria? Por isso, antes de querer liderar, mude a si mesmo”, garante.

Ele conta a história de um rapaz que assistiu a uma palestra sua e, ao final dela, perguntou: mas como serei um líder se ainda sou um estudante e não tenho ninguém para liderar? Maxwell respondeu: “Comece liderando a si próprio”.

Aprenda a investir na bolsa

A pergunta certa

Maxwell explica que a liderança posicional fracassa no decorrer dos anos, por se tratar de uma gestão egoísta. “Se você, como líder, pensa que está acima dos outros, nem imagina que, na realidade, precisa servir seus subordinados”, analisa.

“Perguntar-se o que os demais estão fazendo por você é errado. A questão certa é: o que posso fazer para agregar valor à vida das pessoas ao meu redor?”

Ele recomenda que, antes de ser um líder, pergunte a você mesmo os motivos para alcançar tal posição. “Se a motivação for poder, dinheiro ou um bom lugar no estacionamento da empresa, não está preparado para liderar. Mas se a pretensão é agregar valor às vidas das pessoas, você já pode ser um líder”, explica.

Mas como saber se uma liderança está funcionando? “Para avaliar a excelência do trabalho de um líder, olhe para seus seguidores. Se eles estiverem bem, então possuem um bom líder”, completa.