faz-tudo

Quer ser mais produtivo? Pare de ser um profissional multitarefas

Você pode até fazer algumas atividades simultaneamente, mas é muito provável que uma delas tenha a sua qualidade prejudicada

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A produtividade parece ser uma meta inatingível para a maioria das pessoas, que sentem que quando estão perto de alcança-la devem estabelecer objetivos ainda maiores. Pensando assim, muitos acabam fazendo várias coisas ao mesmo tempo, tornando-se os chamados “profissionais multitarefas”, entretanto, esse é um hábito que acaba ainda mais com a produtividade.

O primeiro ponto negativo de ser multitarefas é que se perde bastante tempo decidindo por onde devemos começar. Você provavelmente abre várias janelas no seu computador, por exemplo, e se vê obrigado a desempenhar tantas funções que desperdiça valiosos minutos apenas olhando para a tela – tempo que poderia ser usado para começar algum trabalho.

Outro fato importante é que o nosso cérebro não consegue dar atenção a mais de uma coisa de cada vez, mesmo que você acredite que é capaz. Você pode até fazer algumas atividades simultaneamente, mas é muito provável que uma delas tenha a sua qualidade prejudicada.

PUBLICIDADE

O que fazer, então? O aconselhável é que você divida suas tarefas de uma forma melhor, mesmo que isso signifique fazer menos atividades por dia. Aprenda a priorizar o que é importante e planejar a sua agenda de acordo com as necessidades do cotidiano.

Portanto, se você quer ser mais produtivo, lembre-se de riscar o velho hábito de querer desempenhar várias funções ao mesmo tempo e colocar em seu lugar a priorização e um planejamento de atividades.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.