produtividade

Quer ser mais produtivo? O segredo é trabalhar menos

O ideal é flexibilizar as horas de trabalho de acordo com as suas necessidades e, principalmente, fazer pausas durante o expediente

SÃO PAULO – As empresas parecem exigir cada vez mais resultados dos seus funcionários que, por sua vez, sentem-se obrigados a serem produtivos ao extremo. Entretanto, como aumentar a produtividade? Por mais estranho que pareça, trabalhar menos pode ser a solução.

Quando falamos em trabalhar menos, não estamos defendendo a ideia de que você trabalhe pouco ou quase nada: na verdade, o ideal é flexibilizar as horas de trabalho de acordo com as suas necessidades e, principalmente, fazer pausas durante o expediente.

Quer saber como melhorar sua carreira? Clique aqui.

PUBLICIDADE

Em empresas tradicionais os funcionários costumam ter poucas pausas de descanso, o que não é bom para o cérebro, visto que ele precisa desses intervalos para organizar informações e relaxar. Sem essa tranquilidade, ser produtivo torna-se uma tarefa difícil.

Além disso, graças ao ciclo de descanso-atividade básico o ser humano consegue se concentrar numa atividade apenas durante 90 minutos. Depois desse tempo, nosso foco começa a se dissipar. Isso revela a importância de fazer pequenos intervalos enquanto desempenhamos nossas atividades.

Assim, se você quer ser mais produtivo, tente não se apressar: trabalhe a sua maneira e procure descansar um pouco (cerca de 10 minutos) a cada ciclo de trabalho. O segredo do sucesso pode estar nesse simples hábito.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.