eficiência

Quer ser mais eficiente? Veja como escrever uma lista de tarefas

Um estudo aponta que quase todos os americanos criam listas de tarefas, mas somente 60% deles conseguem riscar todos os itens dela

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Um estudo de 2012 do LinkedIn comprovou que quase todos os profissionais norte-americanos escreviam listas (mentais, ou não) de tarefas diárias. Entretanto, somente 11% conseguem riscar todos os itens da lista. Em outras palavras: as nossas listas de afazeres acabam não virando reais ações.

O grande motivo para isso acontecer é que as nossas listas não refletem o que queremos fazer. Elas mostram as coisas que achamos que devemos fazer, ou coisas que os outros nos dizem para fazer, e não aquilo que acreditamos que deve ser realmente feito. A maior consequência disso é que nós não conseguimos realizar certas coisas, e temos a falsa sensação de progresso e dever cumprido.

Então, como podemos fazer uma lista de tarefas realmente eficiente? Uma possível solução é criar uma lista de “quem sabe um dia”. Ou seja, listar todas as coisas que você pretende fazer um dia e, honestamente, não sente vontade de fazer hoje – começar um livro, criar um novo projeto, arrumar o armário, etc. Obviamente, tarefas com muita importância não devem ser colocadas para depois, mas assistir um novo filme não é tão essencial assim.

Aprenda a investir na bolsa

Dessa forma, você irá criar listas honestas e que poderão ser riscadas totalmente. Você estará realmente fazendo progresso, além de não estar enganando a si mesmo. Porém, é importante que você também realize as coisas listadas no “deixar para depois” para não acumular. Reserve um fim de semana para zerar essa lista e começar uma nova. Você terá todas as suas tarefas muito mais organizadas e conseguirá aumentar a lista de coisas que coisas que você faz todos os dias.

Seja honesto com as suas vontades e capacidades e, por mais que as listas acabem ficando menores, você irá conseguir realizar bem mais coisas no futuro. Que tal começar a sua lista do “deixar para depois” hoje? Só não vale deixar para depois!

Veja mais matérias de Carreira no Universia.