mercado de trabalho

Quer impactar seu currículo? Veja 3 dicas de como fazer

Nem sempre é interessante pegar modelos prontos da internet, com frases feitas layouts comuns

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O currículo é a porta de entrada para a maioria das empresas. Veja a seguir três pontos essenciais para aprender a listar sua formação e experiência de forma que atraia o interesse do empregador.

1 – Faça o seu próprio currículo

Nem sempre é interessante pegar modelos prontos da internet, com frases feitas layouts comuns. Isso pode mostrar para o empregador que você é apenas mais um candidato, igual a todos os demais. Ao invés disso, liste você mesmo seus cursos, experiências anteriores e habilidades. Mostre quem é você.

PUBLICIDADE

2 – Especifique informações interessantes

Se você já ocupou algum cargo de importância ou atingiu grandes resultados em algum trabalho, especifique. E especificar não significa contar detalhadamente, mas dar o panorama geral e mostrar a relevância do que foi desempenhado. Se, por exemplo, você conseguiu aumentar em 20% as vendas da empresa onde trabalhou, coloque isso no papel. Assim você mostra ao entrevistador que sua competência já gerou frutos anteriormente e que pode gerar na nova empresa também. Se esse for o seu primeiro emprego, escreva experiências importantes vividas no ambiente escolar. Pode ser a liderança de um grupo, trabalhos voluntários, projetos de pesquisa…

3 – Nomeie os lugares onde trabalhou

É importante que o entrevistador saiba qual função você ocupou e em qual empresa ela foi ocupada. Os nomes são importantes no mercado competitivo, especialmente se você estiver se candidatando a mesma vaga que ocupava na empresa anterior. Caso seja o seu primeiro emprego, nomeie as instituições de ensino onde fez cada curso.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.