Estudos

Quer estudar no exterior? Um brasileiro que conseguiu mostra passo a passo

Depois de crowdfunding para pagar por mestrado no exterior, brasileiro resolve ajudar outras pessoas que buscam a experiência

SÃO PAULO – Sonho de muitos brasileiros, fazer pós graduação no exterior não é nada fácil. Desde a escolha da instituição até a viagem em si, há muitos pontos a ser considerados pelo estudante, e nem sempre há informações disponíveis para quem busca a experiência.

Mas já existe quem queira ajudar.

Depois de conseguir ajuda em um crowdfunding para pagar por seu mestrado na Europa, o colaborador do blog Terraço Econômico Leonardo Lima resolveu ajudar outras pessoas com algo a que ele mesmo não teve acesso: um guia completo de como ser um estudante brasileiro no exterior. 

PUBLICIDADE

O passo a passo, disponível sem restrições neste link, passa por todos os processos, desde a escolha da instituição até a espera de visto, mostrando até mesmo o perfil de alunos que costumam ser aceitos em algumas das universidades mais renomadas.

No documento, a parte financeira, que foi justamente onde o estudante se destacou recebendo um valor recorde de R$ 36.450 para seu próprio programa de estudos, destaca outras possibilidades além do crowdfunding, como bolsas e funanciamentos feitos na própria instituição. 

Leonardo atualmente cursa a Barcelona Graduate School of Economics, escola de negócios da Pompeu Fabra University em Barcelona. Seu mestrado termina em junho deste ano.

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)