Quer descansar e tem de pagar contas? Aposentar não é a única opção!

Se você não aguenta mais ritmo agitado, pense nas despesas e busque alternativas, como diminuir carga horária

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Quando você percebe que os filhos já se sustentam sozinhos e que a vida financeira está controlada, pensa logo na aposentadoria. Afinal, você não tem mais o mesmo ritmo e ânimo para trabalhar por tantas horas e, por este motivo, vê a aposentadoria como a melhor opção para o descanso.

Mas você pode estar enganado. E se não juntou nenhum dinheiro durante a vida, está mais equivocado ainda. Isso porque a decisão de se aposentar está relacionada com seu orçamento. E para quem tem contas a pagar, é melhor pensar bastante antes de parar de vez.

Vá devagar!

Uma opção bastante relevante é diminuir sua carga horária, tanto com negociação no lugar onde trabalha quanto com a mudança de emprego.

Aprenda a investir na bolsa

Diminuir as horas de trabalho poderá ser a alternativa para que você curta mais sua família. Mas toda a decisão deve ser tomada levando em conta suas despesas mensais. De nada adianta diminuir o ritmo e passar o foco do estresse do trabalho para as finanças.

Empreenda

Outra alternativa é abrir um negócio. Mas isso somente seria possível se você tivesse guardado algum tipo de dinheiro.

Neste caso, num primeiro momento você trabalharia mais, já que o dono de uma empresa é quem precisa assinar documentos e correr atrás do necessário para o sucesso. Passado este tempo, chame alguém de confiança para ajudar. Um negócio de família, por exemplo, divide responsabilidades.

Outras alternativas

Ainda há uma melhor alternativa, que une o descanso ao lazer e a um dinheiro extra. Por que não começar a fazer doces? Passear com cachorros ou ajudar naquele comércio de um amigo?

Todas estas atividades podem incrementar a renda e fazer com que você fique em atividade e descanse um pouco. Com elas, você é seu próprio chefe e determina quando irá relaxar ou trabalhar.