RADAR INFOMONEY Privatização de refinarias da Petrobras é julgada pelo STF; entenda o que está em jogo

Privatização de refinarias da Petrobras é julgada pelo STF; entenda o que está em jogo

Quatro em cada dez brasileiros que trabalham têm mais de 60 anos

De acordo com o IBGE, entre eles, 20% já estão aposentados, o que significa 3,6 milhões de pessoas

SÃO PAULO – Dados da “Síntese de Indicadores Sociais” divulgada na última sexta-feira (28) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que quatro em cada dez brasileiros que trabalham têm mais de 60 anos de idade.

Entre eles, 20% já estão aposentados, o que significa que 3,6 milhões de pessoas nessa faixa etária permanecem em plena atividade, mesmo após a aposentadoria. Para o presidente do IBGE, Eduardo Nunes, isso reflete a necessidade de um complemento da renda.

Dia do Idoso

Nesta segunda-feira (1), todo o mundo comemora o Dia Internacional do Idoso, data que integra o calendário de celebrações da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a data simboliza o aniversário do Estatuto do Idoso.

PUBLICIDADE

Isso porque nosso Dia Nacional do Idoso foi comemorado no último dia 27. No entanto, a partir de 2008, a data comemorativa será sincronizada com a da ONU.

Para celebrar os 4 anos da promulgação da lei que regulamenta o Estatuto, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) disponibiliza em seu site (www.idec.org.br) uma cartilha com orientações sobre vários assuntos de interesse dos idosos.

População idosa

Conforme divulgou a Agência Brasil, os números do IBGE apontam uma tendência de crescimento da população idosa brasileira. Em 2006, as pessoas com 60 anos de idade ou mais alcançaram 19 milhões, correspondendo a 10,2% da população total do país.

O aumento mais acentuado foi percebido no grupo com 75 anos ou mais: em 1996, eles representavam 23,5% da população de 60 anos ou mais e dez anos depois já eram 26,1%.