ranking internacional

Quatro brasileiras estão entre as 50 melhores universidades do mundo

Ranking internacional colocou a USP, Unicamp, Unesp e UFRJ entre as 50 melhores em oito áreas de conhecimento

SÃO PAULO – O ranking anual QS World University Rankings by Subject citou quatro universidades brasileiras entre as 50 melhores do mundo. A USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) apareceram no top 50 em oito áreas de conhecimento entre 30 citadas.

O QS World University ranqueou as 200 melhores instituições internacionais com base na reputação, pesquisas publicadas e citações. Entre as brasileiras, as áreas com melhor desempenho das universidades foram Agricultura e Silvicultura, com a Unicamp na 22ª posição, USP na 27ª e Unesp no 50º lugar, e História, na qual a Unicamp ficou na 34ª colocação, UFRJ na 42ª e, a USP, na 50ª.

A USP também se destacou em Comunicação e Mídia, na 46ª posição, Geografgia, na 42ª colocação, Estatística, 45º lugar, e Matemática, na 39ª posição. Já a Unicamp ficou na 42ª posição em Filosofia.

PUBLICIDADE

Entre as 200 melhores
Entre as 30 áreas de conhecimento, apenas a de Contabilidade e Finanças não teve nenhuma representante nacional entre as 200 melhores do mundo.

Em todas as outras, novamente, a USP e a Unicamp se destacaram, mas também apareceram outras universidades como UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UFPE (Universidade Federal do Pernambuco), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande Do Sul), PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), FGV (Fundação Getulio Vargas), UnB (Universidade de Brasília), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), entre outras, na 51ª a 150ª colocação.