Quando e como pedir ajuda para seu chefe?

Quando o tempo passa e projetos não são finalizados, peça ajuda. Para isso, esteja aberto a mudanças, fale a verdade e controle-se

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Depois de passado o período de treinamento dentro da empresa, chegou a hora de “andar com as próprias pernas”. O aumento do salário e a conquista da liderança devem ser justificados com um trabalho competente.

Diante disso, muitas pessoas acabam por não saber como pedir ajuda para os projetos que executam. Em empresas maiores, a situação piora, pois envolve mais pessoas e o erro acaba por afetar mais funcionários.

Quando pedir ajuda?

Os prazos estão se esgotando e ninguém se move para que as coisas saiam do papel e para que se tornem realidade? Somente você fica até mais tarde na empresa para tentar resolver os problemas encontrados no meio do caminho?

Aprenda a investir na bolsa

Este é o momento de pedir ajuda para seu superior. Se você sente que é o único que se interessa pelo projeto, tente mostrar para os outros como a situação é urgente. Fale francamente e peça para que facilitem seu trabalho.

Como fazer isso?

Primeiro você deve estar preparado para qualquer mudança. O que for dito deve ser relevado, mesmo que não seja acatado: o importante é que você não deixe que as coisas entrem por um ouvido e saiam pelo outro.

Mostrar ansiedade pode não ser a alternativa para conseguir a ajuda tão esperada. Controle-se primeiro e somente depois converse com seu chefe. Chegar com mais de 17 dúvidas na sala dele só fará com que queira distância de você.

Fale a verdade

Quando abordar seu chefe, fale a verdade: não consigo fazer isso; o prazo está curto; as pessoas não estão ajudando. O mais importante neste momento é que você mostre para ele que é peça fundamental dentro do projeto.

“Tenho que rever isso. Será que poderia me ajudar com sua experiência na área?” Esta pergunta já basta para que seu chefe se sinta parte do processo e veja que, mesmo que você já ocupe a liderança, ainda precisa ser instruído.