Qual a melhor opção: estudar no Brasil ou no exterior?

Na busca pelo aperfeiçoamento profissional, muitas dúvidas aparecem; a escolha do melhor lugar para adquirir novos conhecimentos é uma delas

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Diante de tanta competição no mercado de trabalho, especialistas em Recursos Humanos e, especialmente, os caçadores de talentos (“headhunters”) declaram ser obrigatória a busca por um currículo diferenciado. É importante que o candidato ofereça à empresa contratante um “algo mais”, despertando nela real interesse de investir nesta contratação.

Pensando nisso, responda a pergunta: vale mais a pena fazer um curso de especialização no Brasil ou no Exterior?

Caminho diferenciado

Ponto para quem escolheu a opção “Exterior”. O caminho parece ser justamente este! De acordo com Thomas Case, presidente do Grupo Catho, consultoria em Recursos Humanos, as empresas buscam o diferencial. Uma experiência de estudo internacional proporciona isto ao candidato.

Aprenda a investir na bolsa

Segundo o executivo, estudando no exterior, o profissional acumula vários conhecimentos ao mesmo tempo: a experiência de morar em um local diferente, a possibilidade de assimilar uma outra cultura, o aprendizado do idioma e ainda o curso em especial, lecionado num idioma que não é o seu, de uma forma diferente a que estamos acostumados. Tudo isso valoriza o currículo deste candidato e enriquece sua bagagem.

Leque de opções

Em razão da grande procura, muitas agências de turismo possuem serviços especializados em cursos internacionais. De acordo com Juliana Ribeiro, gerente de Marketing da GlobalWay (www.globalway.tur.br), a procura por estes serviços é maior entre jovens de 20 a 25 anos.

Porém, as oportunidades de aprendizado são muitas, em qualquer idade, em razão da grande variedade de cursos oferecidos, adaptadas à realidade e foco de cada um: são programas de graduação, pós-graduação, estágios, cursos de férias para adolescentes e pessoas da terceira idade, além de cursos de especialização técnica de profissionais em diversas áreas, focados no inglês ou espanhol.

O tempo de duração pode variar, de um mínimo de 2 semanas para o máximo de 15 meses, dependendo, claro, do nível de aprendizado.

Canadá: o mais procurado

O Canadá é hoje o país mais procurado para quem quer viajar para estudar. Segundo a GlobalWay, as razões são muitas, entre elas o investimento feito em educação, proporcionando baixo custo para quem deseja estudar no local. Como idioma, pode-se aprender tanto o inglês como o francês.

O valor deste investimento varia bastante, dependendo da região escolhida e do tempo de duração do programa.

PUBLICIDADE

Para exemplificar, vamos aos custos: um curso em Montreal de 4 semanas de inglês voltado para negócios ou TOEFL (2,5 h/dia), que mede o nível de conhecimentos do idioma do aluno, somado a 5 horas diárias de francês, sai em média US$ 1.920 com passagem aérea. O aluno fica acomodado em casa de família, com meia pensão. Como pré-requisito, é necessário que o estudante tenha nível avançado de inglês.

Avalie seus objetivos

Se você tem interesse em fazer um curso, seja no Brasil ou no Exterior, verifique exatamente quais são seus objetivos profissionais, e qual a melhor forma de concretizá-los. Deixe a empolgação de lado e procure planejar suas atitudes.

Avalie em qual estágio de aprendizado você se encontra e em que este novo curso poderá lhe ajudar. Além dos custos envolvidos, lembre-se que toda e qualquer decisão acaba afetando nossa vida pessoal. Portanto, pense a respeito e encontrará assim sua melhor oportunidade.

Mais uma dica: é importante lembrar que nem só de conhecimento teórico um currículo se destaca, ou sobrevive, diante da competição. É preciso que, entre outros requisitos, o candidato possua uma boa dose de iniciativa, maturidade para tomar decisões, equilíbrio para enfrentar possíveis crises, capacidade de se antecipar aos problemas e facilidade para trabalhar em grupo, por exemplo.

Por isso, não se fixe somente ao que você aprende nos bancos das instituições do ensino, no Brasil ou no exterior. Busque seu amadurecimento profissional e vá em busca de seus objetivos!